Fio dental, escova de dentes com cerdas macias: confira 20 hábitos de saúde bucal para um ano novo cheio de sorrisos
O fio dental é indicado a ser usado antes da escovação e tem o grande dever de retirar todos os resíduos entre os dentes, facilitando a passagem da escova logo depois
O fio dental é indicado a ser usado antes da escovação e tem o grande dever de retirar todos os resíduos entre os dentes, facilitando a passagem da escova logo depois

Publicador de Conteúdos e Mídias

Veja 20 hábitos de saúde bucal para um ano novo cheio de sorrisos

Com a chegada de um novo ano, sempre pensamos em mudar para melhor alguns hábitos que não estão indo muito bem na nossa vida. A saúde bucal é um deles. Já parou pra pensar o quanto um sorriso é importante para o seu dia a dia? Com ele é possível conquist

08/01/2016

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Com a chegada de um novo ano, sempre pensamos em mudar para melhor alguns hábitos que não estão indo muito bem na nossa vida. A saúde bucal é um deles. Já parou pra pensar o quanto um sorriso é importante para o seu dia a dia? Com ele é possível conquistar novas amizades, novos sonhos e eternizar muitos momentos. Pensando nisso, preparamos uma listinha com 20 hábitos para você adotar a partir de agora e mantê-los por todos os dias. 

1) Comece a usar fio dental: Chega de desculpas, vai. Esse item, que é indicado a ser usado antes da escovação, tem o grande dever de retirar todos os resíduos entre os dentes, facilitando a passagem da escova logo depois.

2) A escova certa: escove os dentes com uma escova carinhosa para seu sorriso. Os modelos são muitos por aí, mas escolha uma com cerdas macias e cabeça arredondada para o bem dos seus dentes e gengivas.

3) Dê um 'oi' ao seu dentista: a consulta ao dentista é muito importante é deve ser regular. Pelo menos de 6 em 6 meses. Só ele poderá fazer a manutenção do seu sorriso e garantir uma boca mais saudável e livre de todos os problemas bucais, como a cárie e a periodontite.

4) Dê bons exemplos: se seu filho tem dificuldade de praticar a higiene bucal, talvez seja hora de você reforçar o exemplo. Ajude seu pequeno no momento da limpeza, leve-o ao odontopediatra. Só assim ele irá crescer com dentes fortes e bonitos como os seus.

5) Tenha uma boa alimentação: não se esqueça que uma saúde bucal também depende do que você come. Então, fuja dos doces, carboidratos e produtos industrializados.

6) Beba muita água: não há bebida melhor para matar a sede e, ao mesmo tempo, manter o corpo hidratado. Além disso, a bebida ajuda a produzir saliva, evitando problemas como a halitose.

7) Não roa unhas: se você possui esse hábito, esse é o ano de dar um fim nele. Apesar de parecer inofensivo, pode causar problemas para sua saúde bucal e ainda levar bactérias e vírus para o organismo.

8) Evite os alimentos duros e crocantes: eles têm a vantagem de serem importantes na produção de saliva, mas por outro lado, podem causar a quebra de um dente. O cuidado deve ser dobrado para quem está em tratamento ortodôntico. Coma com cuidado e moderação.

9) Dê uma chance ao enxaguante bucal: muita gente não possui o costume de usá-lo, mas só ele é capaz de terminar seu ritual higiênico proporcionando mais refrescância e proteção para sua boca. Sempre lembrando de optar por enxaguantes sem álcool.

10) Fique de olho no bruxismo: Se você tem sentido dores de cabeça e na região do pescoço constantemente, fique mais atento. Apesar do nome, o bruxismo não aparece do nada ou por um passe de mágica. Essa doença sempre tem uma causa e para descobrir qual é, vale visitar o seu dentista.

11) Atleta responsável: se você pratica esportes de alto risco e de contato, como o boxe, use sempre seu protetor bucal. Assim seu sorriso não corre o risco de ser lesionado e permanece sempre intacto e saudável.

12) Observe o aparecimento de aftas: Elas podem significar muitas coisas, além de um machucadinho chato na sua boca. Caso demore a sumir, é melhor consultar seu amigo dentista.

13) Tratamento de canal é importante: tem horas que não dá pra fugir, se o seu dentista acha necessário realizar um canal, então faça o quanto antes para que o dente seja recuperado e você fique distante das dores e incômodos.

14) Sorriso das gestantes: os cuidados durante a maternidade são favoráveis ao sorriso da mãe e do bebê. Com o acompanhamento e cuidados certos, você evita o surgimento de cáries na gravidez, que são bem comuns.

15) Dê um gelo na sensibilidade: aquela dor chatinha que surge toda vez que você toma gelado chama-se sensibilidade dentária e pode ser eliminada com alguns cuidados básicos. Creme dental dessensibilizantes pode ajudar

16) Sorriso mais branco: invista em um clareamento dental e garanta a beleza de um sorriso branco para um novo ano que se inicia.

17) Cuidados com aparelho ortodôntico: se você está em tratamento, redobre a higiene do seu sorriso. Use uma escova ortodôntica juntamente com um fio dental e evite o acúmulo de placa bacteriana.

18) Palitar os dentes, não!: Ele pode ser bem perigoso para dentes e gengiva. Assim que terminar a refeição, use fio dental para retirar aqueles restinhos de alimentos entre seus dentes e pratique uma boa escovação.

19) Adeus, cigarro: a melhor hora de parar de fumar é agora. Além de melhorar sua qualidade de vida, seu sorriso ficará mais saudável e refrescante sempre. Sem contar que você evita problemas mais sérios, como o câncer de boca.

20) Sorrir pra vida toda: não abandone a higiene bucal na terceira idade. Cuide do seu sorriso a cada ano que passar, com ainda mais carinho. Idosos podem procurar a odontogeriatria para cuidados e atendimento mais especializado.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias