Gengiva sangrando ao escovar os dentes? Saiba como tratar esse problema
Se sua gengiva está sangrando no momento da escovação, isso é um sinal de problemas! Aprenda a cuidar dessa situação
Se sua gengiva está sangrando no momento da escovação, isso é um sinal de problemas! Aprenda a cuidar dessa situação

Publicador de Conteúdos e Mídias

Gengiva sangrando ao escovar os dentes? Veja como resolver

Após as principais refeições, é hora de escovar os dentes. Com uma escova adequada para o seu caso, você faz movimentos suaves por volta de 2 minutos. Esse momento faz parte da sua rotina diária. Mas e quando no meio dele sua gengiva começa a sangrar? Fique atento, iss

04/12/2017

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

É comum a sua gengiva sangrar quando você escova os dentes? Embora a higiene bucal seja um cuidado muito necessário, esse problema faz com que o paciente (assustado) interrompa a escovação imediatamente. Até porque, não dá para ignorar, né? O sangramento é um sinal de alerta que precisa de atenção, já que pode ser o começo de um quadro de gengivite - inflamação na gengiva. Para entender o melhor tratamento dessa doença bucal, o Sorrisologia entrevistou o especialista em periodontite Sérgio Siqueira, que indicou todos os cuidados que precisamos ter com a gengiva sangrando.

Gengiva sangrando ao escovar os dentes pode ser gengivite

Ao realizar sua escovação como de costume, você percebe que está saindo sangue da sua boca. Ao observar melhor, vê que o sangramento está vindo da gengiva. Em alguns casos, isso pode ocorrer porque a pessoa aplicou muita força ao realizar a escovação ou utilizou o fio dental de forma incorreta. Ela deve ser feita com movimentos suaves de vai e vem, e aplicar muita força não significa dentes mais limpos! O mais provável, no entanto, é que isso seja um sinal de inflamação na gengiva.

Esse quadro pode estar na sua primeira fase, a gengivite, na qual só a gengiva ao redor dos dentes foi afetada, ou pode já ter progredido para a periodontite, que acomete os tecidos de suporte. Nesse caso, as consequências são mais graves… “Mesmo com um tratamento periodontal e um controle rigoroso por parte do paciente, esta perda de tecido não se regenera, causando algumas sequelas como a retração gengival e a diminuição dos tecidos de suporte do dente”, explica ele.

Perda dentária é um dos riscos do quadro de gengivite

Além dos prejuízos na saúde bucal, outras consequências também são possíveis. Ao perceber que você está com sangramento ao escovar os dentes, ou também em outros momentos, como ao morder alimentos por exemplo, é importante procurar o seu dentista e iniciar logo o tratamento. Quanto mais rápido o problema for identificado, melhor será para o seu sorriso!

No entanto, caso isso seja deixado de lado, a inflamação vai progredir cada vez mais... Em casos extremos, isso poderá resultar até mesmo na perda de um dente! Com certeza você não vai querer passar por isso. Nesse caso, não é só com a questão estética que você deve se preocupar. O dentista lembra que outros fatores ainda ficam prejudicados com essa perda. Como consequência, ocorre também um “comprometimento das funções mastigatória e fonética”, alerta ele.

Como deve ser feito o tratamento da gengivite?

Sérgio explica que para acabar com esse problema deve ser feito um controle das bactérias, responsáveis pela inflamação. Praticar uma melhor higiene bucal é o primeiro passo a ser tomado. Isso inclui o uso de fio dental e uma boa escova de dentes. “Quem deve orientar sobre essa escolha é o dentista ou o técnico em saúde bucal”, explica ele. Se mesmo assim o problema persistir, é hora de procurar ajuda de um especialista! Uma raspagem pode ser a solução encontrada por ele.

Matéria atualizada em 23/02/2021

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sérgio Siqueira Júnior - Especialista Periodontia e Implantologia
São Paulo - SP
CRO-SP: 50346

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias