Bichectomia: dentistas podem fazer esse procedimento?
A dúvida é válida e pode ser respondida com a opinião de um especialista. Confira o que uma profissional da área tem a dizer sobre o assunto
A dúvida é válida e pode ser respondida com a opinião de um especialista. Confira o que uma profissional da área tem a dizer sobre o assunto
Tags:

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dentistas são autorizados a fazer bichectomia?

Dentistas são autorizados a fazer bichectomia?

16/03/2017

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

O primeiro passo depois de decidir fazer um procedimento cirúrgico é procurar um profissional capacitado, afinal de contas, o resultado precisa ser o melhor possível. Quando a técnica desejada é bichectomia, no entanto, uma dúvida crucial pode surgir justamente nessa etapa: ainda que seja na cavidade oral, será mesmo que um dentista é autorizado a realizar uma cirurgia estética como essa? A especialista Manuela Bafini tem a resposta.

Chega de dúvidas

Sim, o dentista não só tem capacidade para executar a bichectomia como também é autorizado para isso. A profissional conta que, por lei, a área de atuação da odontologia vai desde a parte acima da glândula tireóide até a raiz do cabelo, sendo a zona cirúrgica o espaço interno da boca.

O cirurgião-dentista, portanto, está familiarizado com a região bucal desde a criação desse procedimento e é habilitado para fazê-lo. Segundo Manuela, inclusive, faz todo sentido que assim seja. “O que acontece é que os tempos mudaram e nós entendemos que é preciso trabalhar a harmonia da face, transformando a moldura do quadro, que é o rosto, adequada para a pintura, que são os dentes”, explica.

O dentista saberá lidar com qualquer possível complicação

Se você começou a ficar apreensivo por ouvir dizer que a realização da bichectomia em consultório oferece mais riscos, pare e pense um pouco. Já notou que diversas outras cirurgias ainda mais complicadas como enxertos e implantes também são feitas na cadeira do dentista sem nenhum problema? Isso acontece porque o ambiente é perfeitamente adequado para esses procedimentos.

Mas, de qualquer forma, se complicações surgirem, vale lembrar que o profissional é capacitado para lidar com esse cenário - e até mesmo prevê-los. "Para minimizar qualquer risco e consequência antes, durante ou depois da bichectomia, é realizada uma entrevista de saúde completa e pedido exames complementares”, ressalta.

Como escolher um profissional de confiança

Para Manuela, existem três maneiras de se chegar até um especialista com uma boa reputação. “Você pode selecionar um dentista que tenha feito o credenciamento com instituições sérias, pedir indicação para o seu próprio dentista (se este não realizar a técnica), ou até mesmo recorrer à recomendação de pacientes que já realizaram o procedimento”, lembra.

De toda forma, a dentista reforça que é válido ter uma conversa franca com o profissional escolhido para realizar a bichectomia e, assim, tirar todas as dúvidas antes do procedimento. Ainda que você queira muito conseguir o resultado que sempre sonhou, é preciso, primeiro, ouvir quem entende do assunto. “O dentista é o profissional mais indicado para fazer a avaliação, indicação e necessidade de execução de cada caso”, finaliza.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias