Tão importante quanto realizar um tratamento bucal quando necessário é ter confiança no profissional que vai realizar o procedimento, afinal, o sucesso do resultado também depende disso. Um dentista com o qual o paciente se sinta à vontade pode fazer a diferença na hora do tratamento e, muitas vezes, desmistificar medos e mitos em que o paciente tem em relação a esse profissional. Se você está procurando um novo dentista ou quer dar o primeiro passo para um sorriso mais bonito, é importante verificar qual especialista procurar e como achá-lo! A dentística Kalina Diniz explica como é fácil encontrar um profissional confiável.

Descomplicando os profissionais de odontologia

A odontologia tem diversas áreas de atuação, variando entre a fase da vida do paciente e as necessidades dele. O odontopediatra é o responsável pelos pequenos. Ele analisa os primeiros dentinhos de leite e acompanha a criança até o momento dos dentes de leite terem caído e nascido os outros. Depois disso, o paciente passa a consultar, de acordo com as suas necessidades, um especialista. A ortodontia, por exemplo, trabalha corrigindo os ossos maxilares e mandibulares, por meio dos aparelhos ortodônticos. “O implantodontista é especializado em próteses e implantes dentários, o periodontista cuida dos tecidos que ficam ao redor dos dentes e a dentística restaura os dentes fraturados ou com cáries”, completa a dentística. Há ainda aqueles especializados em cirurgias, endodontistas e ATM.

Por que ir ao dentista?

É importante ir ao dentista, principalmente, por dois motivos. O primeiro é que, por incrível que pareça, a nossa saúde bucal pode ter uma influência direta na geral e vice-versa! Alguns problemas orais, se não cuidados com atenção, podem trazer complicações das mais leves, como bruxismo, até as sérias, como é o caso da endocardite bacteriana! Além disso, quem não quer um sorriso encantador? “O dentista tem um papel de produzir sorrisos, devolvendo às pessoas a autoestima e melhorando assim suas vidas pessoais e profissionais”, acrescenta Kalina. Por isso, é tão importante marcar as consultas de 6 em 6 meses com um dos profissionais da odontologia.

Como encontrar um dentista de confiança?

Um dentista de confiança pode fazer toda a diferença! “Um sorriso bonito não é suficiente para um bom dentista”, comenta a profissional. E é exatamente isso que o paciente deve procurar. Essa pessoa deve prezar pelo bem-estar do paciente e pela sua saúde bucal. “Ele deve atuar sempre na prevenção da gengivite e periodontite, cáries, má oclusão, dentes desalinhados ou tortos, no implante de dentes ausentes, na prótese para pacientes edêntulos, ou seja, sem dentes”, recomenda. Por isso, é muito importante que o dentista de sua escolha avalie, com muita calma, a presença de qualquer um desses problemas bucais.

Um outro fator importante é estabelecer uma relação de confiança e respeito com essa pessoa. É o dentista quem vai te indicar as melhores formas de realizar a higiene oral. Como realizar a escovação correta, quando usar o fio dental e quais itens de higiene bucal são próprios para o seu caso. “O ideal seria que a indicação do profissional fosse por alguém de sua confiança, como amigos, familiares, outros profissionais. O paciente pode marcar uma consulta prévia para conhecer o profissional e suas qualificações, a localização geográfica da clínica, limpeza e o ambiente, além da tecnologia usada e das opções de tratamentos oferecidos”, finaliza ela.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Kalina Diniz - Dentística e Odontologia Estética
São Paulo - SP
CRO-SP: 110560