Os aparelhos ortodônticos são os primeiros dispositivos procurados por quem deseja melhorar a estética de seu sorriso. Além de possuírem diversos modelos como prateados, transparentes e até mesmo invisíveis, eles também possuem funções variadas para melhorar os problemas de oclusão. E se tem um item desse acessório que faz muito sucesso entre os pacientes são as borrachinhas, pois dá liberdade para você escolher a cor que desejar, além de possuírem um papel fundamental em todo o tratamento. Mas, se para você, escolher a nova cor da borrachinha é sempre um desafio, separamos uma dica pode te ajudar nas próximas visitas ao dentista.

A função das borrachinhas

O verdadeiro nome das famosas borrachinhas é elástico ou ligadura. Para quem achava que elas apenas davam um toque de estilo e cor ao tratamento, engana-se. As borrachinhas  possuem uma das principais funções no tratamento ortodôntico, fazendo com que ocorra a ativação da movimentação dos dentes. Além disso, elas prendem e ligam o fio metálico nos bráquetes.

Brace Mate: conheça mais sobre o aplicativo

Sabemos que as tons das borrachinhas não influenciam em sua função durante o tratamento ortodôntico. Por conta disso, o paciente é livre para escolher aquelas que desejar. Muitas pessoas até criam padrões nas colorações para homenagear times de futebol ou para simplesmente compor um padrão de cores.


Para aqueles pacientes que sempre ficam em dúvida de qual padrão ou qual coloração escolher, a dica é que você utilize um aplicativo de celular chamado Brace Mate que faz uma simulação nas cores das borrachinhas do aparelho. Além de ser disponível para Android e IOS, o app é gratuito e pode ser baixado em português. Nele há a disponibilidade de cores pré-definidas por alguns fabricantes e o próprio paciente pode montar seu padrão de cores escolhendo em quais dentes elas vão se encaixar. Muito legal, né?

Dicas para escolher a cor das borrachinhas

Muitas vezes, algumas colorações que escolhemos para as ligaduras podem fazer um contraste positivo ou negativo com a cor dos nossos dentes. Pensando nisso, o Sorrisologia separou algumas dicas na hora em que você for escolher as suas borrachinhas.


- Borrachinhas amarelas podem realçar a cor branca dos seus dentes, ou seja, eles passam a aparentar ser mais brancos do que realmente são;

- Se você prefere esconder o aparelho, a dica é usar as borrachinhas transparentes, ou aquelas que possuam tons que imitem o prateado do ferro ou até mesmo uma que possua a coloração que chegue mais próximo dos seus dentes;


- Escolher colorações escuras faz com que seus dentes possam parecer mais amarelados, então, cuidado ao escolher essas cores;


- As borrachinhas brancas precisam de cuidados especiais. Por deixarem mais visíveis os restos de comida que podem, eventualmente, prender em seu aparelho a dica é:  se você optar por essa cor, capriche bastante na sua higiene bucal, ok?;


- É interessante que você evite alimentos que possam manchar os elásticos, como refrigerantes e cafés, que deixam as ligaduras transparentes com tons mais amarelados.

Dicas para ter um bom tratamento ortodôntico e conservar suas borrachinhas

Para garantir a qualidade do seu tratamento ortodôntico é preciso ter alguns cuidados. Antes de mais nada, a higienização deve ser redobrada, por isso é interessante que você adquira novos modelos de escova dental, como a ortodôntica e a interdental, que podem facilitar a sua higiene. então, finalize a escovação com um bochecho utilizando enxaguante bucal com flúor para maior proteção para os dentes.