A cavidade oral vive nos surpreendendo, e quando achamos que já sabemos tudo sobre ela, surge um assunto inesperado - e que você nunca ouviu falar sobre. Os sulcos dentais sempre estiveram lá, e muitas vezes são confundidos com cáries - apesar de existir, de fato, uma relação entre ambas as situações. Se você está curioso para saber qual é ela, nós conversamos com o especialista em implantodontia e estética, Fernando Reis, para explicar um pouco mais sobre essa parte da anatomia bucal.

O que são os sulcos dentais?

Aqueles pontinhos mais escuros que você enxerga sobre o dente e muito se assemelha ao início de uma cárie, às vezes não é. Os dentes possuem sulcos que de vez em quando facilitam a retenção de alimentos. Mas conforme o profissional explica, os sulcos dentais fazem parte da anatomia da face oclusal dos dentes posteriores. “Existem depressões que separam as cúspides e no final destas depressões estão os sulcos oclusais”, indica.

Má higiene oral colabora para que o sulco dental se manifeste

Que a limpeza bucal é importante, todo mundo sabe. Mas nem todos têm consciência de que a higiene inadequada pode se manifestar de tantas formas diferentes; o sulco dental é uma delas. “Na má higiene, os sulcos podem reter restos de alimentos auxiliando na formação da placa bacteriana e posteriormente na formação da cárie dentária.” Portanto, é bastante importante ficar atento para que o excesso de sulcos não se transforme em um problemão para a sua boca. “Eles precisam ser higienizados porque fazem parte da face oclusal dos dentes assim como todas as faces dentárias”, finaliza.

Selante dentário pode ajudar

Com alimentos retidos nos sulcos, torna-se difícil o processo de higiene, já que as escovas de dente não conseguem remover pelo fato de o sulco ser tão profundo que os restos alimentares não conseguem sair do local. Dessa forma, os selantes dentários surgem como uma solução para o problema, como conta Fernando: “O selante dentário sela os sulcos dentários como um revestimento fino de resina para proteção de dentes jovens”. Vale destacar também que, apesar de casos assim serem mais comuns em crianças e adolescentes, qualquer pessoa de qualquer idade pode aplicar o selante dentário.

Cuide bem do seu sorriso

A melhor maneira de ter um sorriso bonito e saudável é fazendo uma boa higiene oral. Escovar os dentes diariamente após as principais refeições, acompanhados de fio dental e enxaguante bucal são uma excelente forma de fazer isso, além de fazer visitas regulares ao consultório do seu dentista. Afinal, com a escovação adequada e aplicações regulares de flúor, torna-se muito mais fácil a prevenção de alguns problemas bucais como a cárie, como o especialista indica.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fernando Reis - Especialista em Implantodontia e Estética
São Paulo, SP
CRO-SP: 79182