Roncar é bem mais comum do que se imagina, por mais que muitas pessoas não tenham a consciência de que roncam enquanto dormem. Mas você sabia que um dentista pode ajudá-lo a diagnosticar o problema e combater esse ruído que acontece à noite? “O ronco é o barulho da vibração das estruturas pela passagem do ar nas vias aéreas superiores”, explica o clínico geral especialista na odontologia do sono Robson Caumo. A seguir, o profissional esclarece algumas questões sobre o tema.

Qual a relação do ronco com a saúde bucal?

De acordo com o especialista, o ronco em si não representa um risco para a cavidade bucal. Contudo, as causas para esse quadro podem desencadear uma série de outros problemas, como o mau hálito. “Um exemplo disso é a respiração bucal, que, além de ressecar as mucosas, também é uma condição que geralmente leva à atresia palatal, quadro que favorece o desenvolvimento de diversas lesões orais”, explica Robson. Por esse motivo, é importante que o ronco seja diagnosticado por um especialista.

O que causa o ronco?

As causas do ronco são variadas, mas existem pelo menos três casos que se destacam, segundo o dentista. “De uma maneira geral, essa condição costuma se manifestar principalmente em pacientes obesos ou com sobrepeso, onde há o aumento da circunferência do pescoço, que é consequência do aumento do volume das estruturas nas vias aéreas superiores”, conta. Além disso, pacientes com alguma obstrução nasal que tendem a respirar pela boca ou quem possui hipotonia muscular da língua - isto é, quando a língua toma uma posição mais posterior e inferior - também são possíveis alvos do ronco.

Existe tratamento para o ronco?

Para que o tratamento seja eficaz, o ronco deve ser devidamente diagnosticado por um profissional. “Caso haja em concomitância a chamada SAOS (Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono), o paciente deve procurar tratamento imediato. O uso de CPAP e dos AIO (Aparelhos Intra Orais) têm sido usados para o tratamento dessas condições, melhorando muito não só o ronco, mas principalmente a SAOS”, explica o ortodontista. O CPAP, por sua vez, é um equipamento utilizado para desobstruir as vias aéreas e, dessa forma, facilitar a passagem do ar. Assim, a qualidade de vida dos pacientes é melhorada, e em alguns casos - dependendo da gravidade do problema - pode até salvar a vida dessas pessoas.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Robson Caumo - Ortodontista e Especialista em DTM
Niterói - RJ
CRO-RJ: 30043