Produto Relacionado:

Já faz um tempinho que você está usando prótese removível. Ela foi a melhor escolha para reabilitar seus dentes perdidos, mas ainda não deu para se acostumar totalmente ao novo acessório, não é mesmo? Logo no início, muitas pessoas reclamam que ela fica frouxa na arcada e que causa incômodos na gengiva. Mas a profissional no assunto Heloísa Crisóstomo garante que, na maioria dos casos, todos esses desconfortos são passageiros e, com perseverança, o paciente consegue se adaptar ao sorriso recém-adquirido.

No início incomoda mesmo

A especialista explica que instalar uma prótese na boca, é como usar um sapato novo pela primeira vez. "No início incomoda, a prótese é rígida, os tecidos da boca são 'moles', então realmente precisa de um tempo para tudo se integrar". Muitas pessoas costumam abandonar este acessório durante o período de adaptação, mas é importante saber que os incômodos são passageiros. Além disso, as próteses modernas possuem uma aparência bem mais natural e garantem conforto à boca.

Para muitos, a adaptação da prótese demora um pouquinho

Todo momento da vida requer habituação. E não poderia ser diferente com a reabilitação oral com prótese. Heloísa afirma que muitos pacientes demoram a se acostumar. "Quando existe uma perda óssea e muita gengiva, demora um pouco mais para o paciente se adaptar". Geralmente, em uma semana o paciente já está conseguindo falar e realizar suas refeições normalmente.

Se os incômodos forem constantes, procure ajuda

Sentir um leve desconforto durante os primeiros dias com a prótese é comum. Mas quando o acessório causa dor e até mesmo feridas na gengiva, Heloísa indica procurar um dentista para realizar alguns ajustes. "Quando a prótese está equilibrada com a mordida do paciente, a adaptação é bem rápida. Mas é importante que o dentista verifique a oclusão ao planejar o trabalho protético". Isso também ajuda a amenizar os incômodos durante o período de adaptação.

Uma boa prótese não tem chances de ser rejeitada

Muita gente pensa que, devido a estes desconfortos, a prótese pode ser rejeitada. Mas a especialista revela que, se for feita de maneira correta e por um bom profissional, esse risco se torna inexistente. Outro ponto para evitar o abandono do novo sorriso é manter em dia os hábitos higiênicos. "A boa higienização da prótese evita que a gengiva fique irritada ou sensível. Essa orientação deve ser seguida à risca desde o dia da instalação". Durante o ritual, não esqueça de limpar além do sorriso. Escove a língua e use o enxaguante para manter sua boca refrescante e saudável.