Vários problemas bucais podem afetar nossa saúde quando não cuidamos da maneira apropriada de nossos dentes e outros componentes da cavidade oral. A desmineralização é um deles, caracterizado pela perda de cálcio do dente. Por um lado, ela pode trazer consequências desagradáveis para o paciente se não for tratada, como o aparecimento de cáries. Por outro, a remineralização é uma solução que pode ser aplicada e que vai ajudar a contornar o problema inicial. Conversamos com o especialista em Implantodontia e Estética, Fernando Reis, que falou um pouco mais sobre o assunto.

A importância do cálcio para a saúde bucal

Certos nutrientes são fundamentais para a compor a estrutura celular. No caso da cavidade oral, o cálcio é um dos principais responsáveis pela formação da estrutura óssea, e por isso ele precisa estar presente na alimentação do indivíduo. “O cálcio é um dos principais nutrientes que participam da odontogênese e um suprimento adequado de vitamina D é necessário para utilização do cálcio necessário para a calcificação dos ossos e dentes”, explica.

A desmineralização dental pode ser considerada um problema bucal?

Por se tratar de um desequilíbrio físico-químico, a desmineralização pode ser considerada um problema bucal sim. Sobre os fatores que influenciam nesse processo, o profissional indica: “O que ocasiona a desmineralização dentária é a cárie, interagindo através de três pontos como dieta, dente e microorganismo. Outro fator importante é a erosão dentária, já causada por fatores químicos como uso constante de bebidas ácidas, fatores sistêmicos e uso de medicações”. Além disso, vale ressaltar que o consumo de energéticos, medicações e desordens sistêmicas, como a bulimia, também podem causar a erosão dentária.

Saiba mais a remineralização dos dentes

Na prática, a remineralização pode ser definida como qualquer processo de ganho pela superfície dental que ocorra através da deposição de minerais na área desmineralizada do dente, segundo Fernando. “O uso de flúor e dentifrício fluoretado participam efetivamente do processo de remineralização do esmalte dentário, mantendo um efeito de proteção contra a doença cárie”, destaca. Além disso, a dieta aliada a hábitos saudáveis contribuem para o processo de remineralização.

Como prevenir um quadro de desmineralização

A desmineralização pode ser evitada desde que alguns hábitos sejam mudados, como reduzir o consumo de alimentos ou bebidas ácidas ou ricas em açúcares/carboidratos e sempre escovar os dentes logo após esse tipo de alimentação. Fora isso, manter uma dieta equilibrada, rica em fibras, vegetais, legumes e leguminosas, além do uso de fio dental e escovação, são grandes aliados para prevenir o processo de desmineralização, segundo o especialista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fernando Reis - Especialista em Implantodontia e Estética
São Paulo, SP
CRO-SP: 79182