Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
12.05.2017

Você conhece os diferentes tipos de estímulos à sensibilidade dentária?

Dentes sensíveis sempre foi um problema para você? Conheça os estímulos responsáveis pelos incômodos da sensibilidade
Dentes sensíveis sempre foi um problema para você? Conheça os estímulos responsáveis pelos incômodos da sensibilidade

Expert

Kalina Diniz

Kalina Diniz

CRO-SP: 110560

Especialista em Dentística e Odontologia Estética. Cursos de Toxina Botulínica e Preenchimento orofacial , Lifting não Cirúrgico , curso de Peeling e de dermarroler. Atualização de Endodontia , curso de Escultura dental , Resina Composta para dentes posteriores, participação de 3 Contox e participação do Simpósio de Toxina Botulínica e Preenchimento Orofacial.

A sensibilidade dentária é um dos problemas bucais mais comuns que existem. A sua origem vem da exposição da dentina, parte interna do dente, devido à perda do esmalte dentário ou em casos de retração gengival, quando a gengiva deixa à mostra a parte desprotegida do dente. Depois que o problema está instalado, você já deve saber o que acontece: dor e incômodo ao ingerir certas bebidas e alimentos. Mas, afinal de contas, quais são os estímulos que causam o desconforto da sensibilidade? A dentista Kalina Diniz esclarece.

Conheça os causadores da sensibilidade

Bastou comer um chocolate para sentir aquela dorzinha no dente, né? De acordo com a profissional, existem diferentes tipos de estímulos que podem causar a sensibilidade dentária. "Entre eles estão as mudanças climáticas (frio e calor), consumo de bebidas e alimentos quentes, gelados, ácidos, açucarados e cítricos, além de casos de apertamento e bruxismo, em que há um desgaste na superfície dental". Se você tem dentes sensíveis, tente evitar todas essas situações até procurar um dentista e começar o tratamento.  

A sensibilidade pode ser causada apenas por um estímulo?

Quando o esmalte dentário está desgastado, o paciente pode ser afetado por qualquer tipo de estímulo. Kalina esclarece o motivo. "Ele vai entrar em contato com a dentina e, consequentemente, causar a dor". Ou seja, não vai fazer diferença se você beber um café bem quente ou tomar um sorvete, o incômodo será o mesmo. Mas é possível diminuir os choques da sensibilidade e levar uma vida normal sem precisar abrir mão de certos alimentos. Basta ir ao dentista e dar queixa do problema. O profissional fará uma anamnese, uma série de exames para o diagnóstico e iniciar a melhor terapia. 

Existem vários tratamentos para a sensibilidade

Sem dúvidas, ter dentes sensíveis é bem chatinho, mas ainda bem que existem tratamentos capazes de cessar todo esse incômodo. Para isso, o dentista precisa conhecer o motivo da sensibilidade e indicar a terapia ideal. "O tratamento é variável e pode ser feito através de aplicação de adesivos dentinários, restauração com materiais adequados, uso de agentes dessensibilizantes e cremes dentais com flúor", garante. 

Viu só? É possível lidar com a sensibilidade dentária. Mas lembre-se, o tratamento é feito no consultório, mas o paciente precisa praticar os cuidados em casa. Como? Usando creme dental com fluoreto de estanho que fecha os túbulos dentinários expostos. Também não deixe de praticar uma higiene bucal suave com uma escova de cerdas macias. Depois do tratamento caseiro, visite seu dentista para uma revisão. 

Mais Matérias: Sensibilidade
Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes sociais que desgasta o esmalte dentário
Sensibilidade
Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes...
A saúde bucal de muitas pessoas foi colocada em risco na internet nestes últimos dias. Um novo desafio...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Gengiva inchada e sensível durante o período menstrual: 3 maneiras de aliviar esses incômodos
Sensibilidade
Gengiva inchada e sensível durante o período menstrual: 3 maneiras de aliviar esses incômodos
A sua gengiva está inchada e bastante sensível, e esses sintomas coincidiram com o seu período menstrual? A verdade é que, esses sinais, embora pareçam muito com os da gengivite , acabam sendo bem comuns durante a menstruação, devido a alteração hormonal da mulher ao longo ou no...
A sensibilidade dentária piora durante o inverno? Entenda!
Sensibilidade
A sensibilidade dentária piora durante o inverno? Entenda!
Há quem diga que o inverno é a melhor estação do ano, há quem discorde. Mas,...
com a participação de:
Júlia Sandrini
CRO/SC 17313
Além da cárie: dor de dente na criança pode ser sensibilidade? Entenda as causas da perda do esmalte dentário
Sensibilidade
Além da cárie: dor de dente na criança pode ser sensibilidade? Entenda as causas da perda do...
Ver o nosso filho sentir qualquer tipo de dor é muito ruim, principalmente quando não sabemos a origem desse incômodo. Um exemplo muito comum é a dor de dente , que pode acontecer por vários motivos, como uma cárie, bruxismo infantil ou até mesmo a sensibilidade. Mas é possível a...
5 situações que acontecem quando você tem sensibilidade nos dentes
Sensibilidade
5 situações que acontecem quando você tem sensibilidade nos dentes
Beber água gelada, dar uma mordida num picolé ou tomar um suco de laranja são alguns hábitos simples para a maioria das pessoas. Mas, se você sofre com a sensibilidade nos dentes , certamente deve saber que esses pequenos prazeres podem causar aquela dorzinha chata. O incômodo é mais comum do que imaginamos...
9 coisas que melhoram ou pioram a sensibilidade nos dentes
Sensibilidade
9 coisas que melhoram ou pioram a sensibilidade nos dentes
Sensibilidade dentária é um probleminha bem chatinho de lidar, principalmente quando afeta um dos...
com a participação de:
Daniela Balthazar
CRO-SP: 71941