Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
27.10.2016

Você conhece as funções dos dentes? Descubra o papel de cada um na saúde bucal

Expert

Johnathan Marcondes

Johnathan Marcondes

CRO-PA: 4456

Cirurgião-Dentista formado pela Unioeste ( Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em 2005- pós graduado em lentes de contato dental e facetas de porcelana. Aplicação de toxina botulina (Botox), preenchimento facial com ácido hialurônico, cirurgia de Bichectomia. Prótese - Odontologia Estética - Odontologia Digital. Membro da SBOE - Sociedade Brasileira de Odontologia Estética. Membro da IFED- International Federation Esthetic Dentistry Proprietário da Clínica Top Dente.

Em um jogo de xadrez, cada peça posicionada no tabuleiro tem uma função específica. Umas mais significativas, outras mais discretas, mas todas igualmente relevantes, certo? É mais ou menos assim que os dentes da sua boca trabalham. Apesar de não se movimentarem como na partida desse jogo, todos eles têm papeis essenciais e posições estratégicas. É por isso que, para uma saúde bucal em dia, cada um deles importa. Descubra agora, nas palavras do dentista Johnathan Marcondes, o que cada dente faz por você.

Conheça mais cada um dos seus dentes

Incisivos: Eles são os primeiros a entrar em contato com os alimentos. Em alguns casos, são os dentes que sofrem com o choque da sensibilidade dentária. O dentista conta que existem oito incisivos localizados no centro da boca. "Esses dentes foram feitos para cortar e são localizados quatro na linha superior e os outros na linha inferior".

Caninos: Aqueles pontudos e bem afiados. "Eles são utilizados para romper alimentos ou algum tipo de objeto". São quatro dentes caninos, que são vizinhos dos dentes incisivos.

Pré-molares: Ao lado dos caninos, tem os oito dentes pré-molares, com a função de mastigar tudo aquilo que você come. "São quatro na linha superior e inferior que ficam entre os caninos e os dentes molares".

Molares: E bem no cantinho da boca encontramos os oito dentes molares. "Eles têm o papel de triturar os alimentos", segundo Johnathan. Bem parecidos com a função dos pré-molares, só que maiores.

Sisos: Eles chegam acompanhados com a adolescência e, normalmente, nascem os quatro de uma vez só. Mas Johnathan revela que  nem todas as pessoas seguem a mesma anatomia. "Os sisos são os últimos dentes que nascem e são conhecidos pelos dentistas como terceiros molares". Na maioria das vezes eles precisam ser extraídos, para não prejudicar o alinhamento dos dentes vizinhos.

Eles também fazem parte do processo digestivo

Você sabia que nosso sistema digestivo começa pela boca? Ela é a porta de entrada para todos os alimentos que ingerimos ao longo da vida e tem a função de mastigar e triturar bem as refeições para que o resto do processo seja bem feito. Ou seja, sem a presença de todos os dentes na arcada, o organismo pode passar por grandes problemas. Preserve bem o seu sorriso e cuide para que ele possa fazer o mesmo pelo seu corpo.

Por esta razão, é bom mantê-los saudáveis

Quais as melhores formas de manter um sorriso bonito e com saúde? São muitos cuidados que você precisa adotar, mas começar pela higiene bucal é um bom caminho. Fazendo a limpeza dos dentes, gengiva e língua todos os dias após as refeições, é possível deixar toda a boca saudável. Escolher um cardápio mais nutritivo e evitar certos alimentos ácidos e que possam manchar os dentes, como o refrigerante, ajudam a preservar o branco do seu cartão de visitas. Cada atitude positiva adotada, resulta em mais sorrisos para sua vida.

Mais Matérias: Dentes
Enxaguante bucal pode substituir a escovação dos dentes?
Dentes
Enxaguante bucal pode substituir a escovação dos dentes?
A higiene bucal é um autocuidado que não pode ser substituído por nada! Através desse...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Dá para reverter a aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental? Dentista esclarece o assunto
Dentes
Dá para reverter a aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental?...
Faz um bom tempo que você colocou facetas de porcelana ou lentes de contato dental com o objetivo de ter um...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e manutenção do tratamento
Dentes
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e...
Você fez clareamento dental e finalmente conquistou aquele sorriso branco que tanto queria. Agora, as preocupações acabaram e não é mais necessário ter aqueles cuidados minuciosos com os dentes, certo? Errado! Muita gente pensa que depois do clareamento não precisa mais se preocupar com a saúde...
Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes sociais que desgasta o esmalte dentário
Dentes
Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes...
A saúde bucal de muitas pessoas foi colocada em risco na internet nestes últimos dias. Um novo desafio...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Bebê dormindo com a boca aberta: é normal? Odontopediatra explica como esse hábito pode afetar os dentes da criança
Dentes
Bebê dormindo com a boca aberta: é normal? Odontopediatra explica como esse hábito pode...
Não existe nada tão fofo quanto assistir um bebê dormindo. Ver aquele sorrisinho banguela sem...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419
Dia mundial do sorriso: dentista ressalta a importância de cuidar da saúde bucal e prevenir doenças, como a cárie
Dentes
Dia mundial do sorriso: dentista ressalta a importância de cuidar da saúde bucal e...
Seu sorriso merece todo cuidado do mundo. Por isso, é tão importante manter uma rotina de higiene...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601