Saborear alimentos nutritivos é bom demais para a saúde do nosso organismo. Mas quando falamos de saúde bucal também existem muitas substâncias que fazem um bem danado para o nosso sorriso. A vitamina C e o cálcio são bons exemplos. Além de fortificar os ossos e músculos do corpo, estes nutrientes garantem o mesmo efeito para os dentes, como explica o dentista Marcos de Borba. “Tanto o cálcio, quanto a vitamina C, são indispensáveis para manter os dentes fortes e bem inseridos em seus ligamentos”.

O poder do cálcio que vai muito além do sorriso

Segundo Marcos, o cálcio é o mineral mais abundante no corpo, sendo 99% presente em nossos ossos e dentes e totalmente responsável por estruturá-los. A falta desta substância no sangue pode retirar todos os nutrientes do sorriso, deixando-o mais fraco e causando doenças como a osteoporose e a osteopenia, que é a diminuição de proteína dos ossos. "O cálcio também participa da coagulação sanguínea. A falta dele, possibilita o aparecimento de sangramento gengival ou até mesmo, hemorragia", explica.

Vitamina C também fortalece as gengivas

Além de aumentar a imunidade, prevenindo diversas doenças infecciosas, a vitamina C participa da formação de colágeno, aquele nutriente que deixa nossa pele mais bonita e que também ajuda a manter nossas gengivas mais saudáveis e rosadas. "O colágeno faz parte da composição dos ligamentos que sustentam os dentes. Portanto, na ausência da vitamina C, quando houver a degradação do colágeno, não haverá mais a fabricação deste, e os dentes sem ligamentos caem".

Alimentos poderosos para sua dieta

O dentista também indica os principais alimentos que possuem maior fonte de cálcio e Vitamina C para sua dieta. "Os principais alimentos como fontes de cálcio são o leite e derivados, feijão, lentilha, brócolis, couve, marisco e mexilhões. Já a Vitamina C pode ser encontrada nas frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, morango. Alguns legumes e vegetais também são ricos nessa vitamina, como o pimentão, rúcula, alho, espinafre e agrião".

A higiene bucal é uma grande aliada

É preciso também manter uma boa higiene bucal para que os dentes continuem fortes, limpos e saudáveis. Marcos explica uma boa maneira para manter um lindo sorriso além da escovação. "O uso do fio ou fita dental entre os dentes é indicado antes da escovação. Introduz-se, suavemente, entre os dentes, até logo abaixo da gengiva, cuidando para não lesionar. Assim, evitará inflamação gengival e cárie nas laterais das superfícies dentárias".

Enxaguante bucal não deve conter álcool

"O uso de exaguante bucal também é recomendado para finalizar a higiene, pois além de conter flúor, é antibacteriano e produz uma sensação refrescante na boca", conclui. Fique atento a esse item e compre um enxaguante sem álcool, assim não provoca ardência e ressecamento na boca. A melhor opção, já comprovada e segura, é composta por CPC (cloreto de cetilpiridínio) + fluoreto que previne as cáries, fortalece o esmalte dentário e elimina os germes que causam placa, maus hálito e gengivite. Perfeito para quem deseja ter a boca protegida e os dentes ainda mais fortes.