Você começou a usar aparelho ortodôntico e entendeu que, apesar de não ser bem o que você queria, era a melhor solução para corrigir e alinhar seu sorriso para ficar ainda mais bonito. Agora, você lida com diversas novidades na hora de se alimentar, durante sua higiene bucal e até nas consultas com seu dentista. De fato, o momento exige cuidados mais detalhados e que são essenciais para o tratamento acontecer em menos tempo possível e trazer os resultados esperados. A vida do paciente ortodôntico é única! Pensando nisto, O Sorrisologia reuniu, em Gif’s, coisas que só quem usa aparelho dentário vai entender.

1- “Dá um sorriso aí”

Depois que você colocou aparelho virou o assunto da família. Logo você recebe aquela mensagem da sua avó pedindo uma foto, ou seus amigos no trabalho agora querem que você sorria o tempo todo para saber como você ficou ou qual cor de borrachinha você escolheu desta vez. Chega uma hora que você não aguenta mais!

2 - Cores, muitas cores...

Falando em borrachinhas, a vida do paciente ortodôntico está concentrada em definir de mês em mês qual é a nova cor desse acessório do seu aparelho. Há quem prefira as cores mais claras, outros as mais escuras, há quem goste de misturar tons ou fazer combinações de acordo com seu humor. A boa notícia é que essa escolha é sempre sua. Só recomendamos ter um cuidado maior para o uso de cores branca ou tons mais claros, pois elas mancham mais facilmente e, dependendo da sua alimentação, é impossível conservar a cor das borrachinhas sem deixar o sorriso com um aspecto manchado.

3- Você só fala nisso e até faz novos amigos

Com essa novidade na sua vida, é comum que o assunto seja só isso quase o tempo todo, principalmente nos primeiros dias quando você ainda está se adaptando ao aparelho. Como só quem usa entende, você começou até a se identificar mais com outras pessoas do sorriso metálico, seja no transporte público, no seu trabalho ou aquele vizinho que você conhecia pouco. É claro que o assunto entre vocês sempre passa por borrachinhas e consultas de manutenção.

4 - Pesquisar todos os produtos indicados

Usando aparelho ortodôntico, é comum que seu dentista recomende algumas ferramentas especiais que vão compor a sua higiene bucal a partir de agora. A escova ortodôntica é a mais comum, mas há também escova interdental e um fio dental especialmente desenvolvido para estes pacientes, que vem acompanhado de uma extremidade rígida, pois ela permite a inserção do fio sob aparelhos ortodônticos. Logo você senta de frente ao computador e já quer pesquisar mais detalhes sobre esses produtos e onde comprar. Acredite, vão fazer um bem danado à sua saúde bucal!