Você saiu do consultório do seu dentista com a notícia de que vai começar a usar aparelho ortodôntico. Isso significa que agora sua rotina vai mudar um pouquinho e os cuidados com os dentes devem estar na sua lista de prioridades mais do que nunca, mas nada que seja impossível de realizar no dia a dia. Tudo isso é apenas para garantir que essa intervenção seja rápida e com resultados positivos. Pensando nisso, o Sorrisologia listou algumas coisas que você pode fazer agora, antes mesmo de iniciar o tratamento.

Tire uma foto antes

Isso é uma experiência bem legal de se fazer. Tire uma foto com o sorriso bem à mostra antes de colocar o aparelho. Ao final do tratamento, você tira outra e compara os resultados. Isso vale tanto para você identificar se tudo correu bem e os resultados obtidos atenderam às expectativas, quanto para você se orgulhar do seu novo sorriso e perceber que todo esforço vale a pena para dentes mais lindos e saudáveis.

Converse com o profissional sobre tipos de aparelho

Se você logo se desesperou com a possibilidade de ter que usar aqueles aparelhos extrabucais, respire e se acalme. Não é bem assim! Dependendo do seu caso, é possível escolher um aparelho mais estético, mas nunca sem consultar seu ortodontista antes. Só ele sabe o que será melhor para você neste momento.

Adquira todos os itens de higiene que você vai usar a partir de agora

A mudança de cuidados inclui o seu kit de higiene bucal. Se antes você se limitava ao fio dental e escova de dente normal, agora pode ser que uma escova ortodôntica e, quem sabe, uma escova interdental sejam necessárias. Também é seu ortodontista que vai avaliar o que você realmente precisa e o que deve ou não ser considerado na sua rotina de higiene.

Planeje uma nova alimentação

Se você é um apaixonado por guloseimas do tipo pé de moleque e bala de caramelo, é bom repensar um pouco esse consumo. Não que você terá que abrir mão disso, mas durante o tratamento ortodôntico talvez seja melhor evitá-los. Pense em um cardápio mais nutritivo e que colabore para sua saúde bucal. Lembre-se que o aparelho ortodôntico possui peças que podem quebrar facilmente com certos alimentos.

Organize-se para encontrar com seu ortodontista mensalmente

A não ser que ele recomende períodos mais espaçados, quem está em tratamento ortodôntico deve encontrar o profissional, em média, uma vez ao mês para manutenção e avaliação do tratamento. Reserve na agenda esse tempo e não deixe de comparecer às consultas. Seu sorriso agradece!