A época mais festiva do ano está chegando e com ela vem os blocos de rua, desfiles, corridas atrás do trio elétrico. É uma verdadeira maratona atrás da folia que só fevereiro tem. Para aguentar todo esse ritmo e não virar confete na quarta-feira de cinzas, é importante se cuidar durante os dias de carnaval. Manter uma alimentação balanceada, maneirar no álcool e beber muita água, são algumas dicas que a nutricionista Caroline Codonho indica para todo folião curtir a festa sem deixar o bloco passar.

1- No intervalo de cada bloco, faça lanches leves

Um erro bem comum das pessoas que adoram o carnaval é deixar de fazer todas as refeições de forma correta. Tem gente que até esquece de comer o dia inteiro por conta da folia, mas isso não é nada saudável. Você ainda corre o risco de passar mal no meio do bloco, já pensou? A dica é simples: alimente-se bem. "Fazer lanches leves, com pão integral, cottage, cenouras, atum por exemplo. Consuma frutas e água de coco para hidratar. Principalmente para aqueles que adoram uma cerveja".

2- Se for beber, hidrate-se!

Outro elemento essencial para quem vai festejar o carnaval é a hidratação. Para quem gosta, sabemos que inevitável dispensar aquela cervejinha, mas apesar de ser refrescante ela não hidrata. Por isso, consuma a bebida acompanhada de isotônicos naturais capazes de repor todos os sais minerais perdidos com a folia. "Beber 200ml de água para cada lata de cerveja, que também pode ser a água de coco para hidratação durante o consumo do álcool".

3- Coma alimentos que proporcionam energia

Aguentar toda essa maratona exige muita energia do nosso corpo e para repor todo esse combustível, coma alimentos com os nutrientes certos. "Consumir castanhas (todos os tipos), frutas com bastante água e água de coco também auxiliam no reequilíbrio de eletrólitos". Se você for curtir o carnaval em locais muito quentes, o consumo de bebidas isotônicas também é interessante como forma de manter o corpo numa temperatura saudável.

4- Cuide do seu corpo durante a folia

O folião também pode sentir aquelas dores musculares após um dia de festa. Para evitar qualquer tipo de dor ou exaustão após e durante o carnaval, aqui vão outras dicas. "Consumir suco verde ao acordar é excelente para inserir um nutriente importante para a saúde dos nossos músculos, o magnésio. Um suco verde composto de couve, gengibre, limão, maçã e castanha-do-Pará é uma receita excelente para garantir energia e nutrientes para a resistência do corpo", garante a nutricionista. Fazer alongamentos e colocar o sono em dia também ajuda.

5- Seja responsável

Apesar de ser uma época festiva, o carnaval é também tempo da proliferação de muitas doenças sérias, como a mononucleose, a famosa doença do beijo, o vírus da herpes e aquelas que são sexualmente transmissíveis, como a Aids. Para não marcar bobeira, o importante é se prevenir sempre. Não troque de parceiro com frequência, pratique uma boa higiene bucal diária e use camisinha. Nesse carnaval, aproveite ao máximo, mas sempre com os cuidados que vão lhe poupar de preocupações futuras.