Cuidar bem do seu sorriso é primordial para manter dentes sempre saudáveis. Para quem usa aparelho fixo esses cuidados precisam ser redobrados. Praticar todas as orientações do ortodontista podem acelerar o tratamento e proteger seu universo bucal de doenças que podem atrasar todo o processo. Para ter um ciclo ortodôntico de sucesso o especialista no assunto Marcos de Borba listou algumas dicas que não podem faltam no dia a dia do paciente.

1- Use o fio dental

Ele é responsável por começar toda e qualquer higiene bucal. Quando passamos o fio dental antes de praticar a escovação, conseguimos retirar com mais facilidade todos os resíduos alimentares entre os dentes. Essas sujeiras dificilmente são retiradas pelas escovas e, se acumular, podem causar sérios problemas bucais. "O uso de fio dental é indicado para o auxílio da higiene, a fim de prevenir o surgimento de lesões de cárie e inflamações gengivais entre os dentes", afirma o ortodontista. Por isso, nada de dispensar essa etapa.

2- Escovação com uma escova ortodôntica

Um item que não pode ficar de fora dos cuidados com o seu sorriso é a escova ortodôntica. "Ela possui uma canaleta central que permitirá a escovação do aparelho e da superfície dentária que fica a cima e abaixo do aparelho, ao mesmo tempo". Essa ferramenta também vem cerdas bem macias que proporcionam suavidade durante toda a limpeza, evitando ferimentos nas gengivas e o surgimento da sensibilidade nos dentes. Só não esqueça de realizar a troca a cada 3 meses ou quando as cerdas estiverem abertas.

3- Não esqueça da escova interdental

"Outro acessório importante é a utilização da escova interdental que permitirá a limpeza das superfícies ao redor do aparelho ortodôntico e nos espaços entre os dentes", explica Marcos. Só ela consegue fazer a higiene daqueles sorrisos com espaços maiores entre os dentes, acabando com a camada excessiva de placa bacteriana, que nos sorrisos ortodônticos se torna maior.

4- Finalize com o enxaguante bucal

O especialista avisa. "Em pacientes que se submetem a tratamento ortodôntico, por serem mais suscetíveis ao aparecimento de lesões de cáries e gengivites, é totalmente indicado o uso de fio dental juntamente com a escova e enxaguantes bucais". Concluir essa higiene toda com um antisséptico sem álcool é essencial para manter sua boca protegida por muito mais tempo. O produto também acaba protegendo seus dentes da cárie, gengivite e do mau hálito.

5- Evite o consumo de doces

Marcos avisa que não basta praticar uma higiene eficiente com escovas e fio dental, se o consumo de doces e refrigerantes for permanente. Adotar bons hábitos bucais e alimentares são primordiais para garantir um tratamento ortodôntico de sucesso. "Tendo uma boa higiene oral e ausência de açúcar no meio bucal, certamente teremos um tratamento ortodôntico livre de cáries e inflamações gengivais". O surgimento dessas complicações delonga ainda mais o uso do aparelho.

6- Dê um tempo nos alimentos crocantes

Outros vilões do tratamento ortodôntico são aquelas guloseimas que fazem um barulhinho quando mastigadas. Os famosos alimentos crocantes são um pesadelo para qualquer ortodontista por causarem a quebra de alguma parte do aparelho, como o braquete ou até mesmo um dente. Isso traz mais dor de cabeça para o paciente e pode fazer com que você use o aparelho por mais tempo. Melhor evitar essas gostosuras e deixar para comer ao fim do tratamento.

7- Vá às consultas de manutenção

Sempre tem aquele paciente que teima em faltar as consultas para realizar a manutenção do aparelho, seja por falta de tempo ou por preguiça mesmo. Fique sabendo que com essa atitude o tratamento só vai demorar ainda mais. Então, colabore com o seu ortodontista e cumpra as visitas no prazo especificado. Só assim você conseguirá aproveitar muitos momentos da sua vida com um sorriso sem aparelho e saudável.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Marcos de Borba - Ortodontista
Porto Alegre - RS
CRO-RS: 12129