Você usa creme dental com flúor para higienizar os dentes de leite do seu filho? Se não, talvez esteja na hora de repensar! A especialista em odontopediatria Mariana Frizzo nos explicou como o flúor é importante no desenvolvimento dentário dos pequenos. “O flúor não só pode, como deve ser usado em crianças com dente de leite”, afirma ela. É normal se perder em diversos palpites, disfarçados de recomendações, dados por familiares e amigos. Mas, nessas horas, o essencial é dar ouvidos aos profissionais que entendem do assunto e estão ligados nas técnicas mais modernas e saudáveis. Pensando nisso, a dentista falou mais um pouco sobre a escovação dos dentinhos durante a infância. Veja como fazê-la corretamente.

‘O flúor não só pode, como deve ser usado nos dentes de leite!’

O flúor é essencial durante a infância por ter o poder de fortalecer os dentes e deixá-lo preparado para combater problemas bucais. “Ele é de extrema importância no processo de remineralização do esmalte dental, dificultando o desenvolvimento de lesões de cárie”, comprova a especialista. Por isso, o creme dental com flúor é a forma mais indicada, por ser a mais fácil, de receber esse elemento nas estruturas do dente. O que pode ir mudando é a quantidade de pasta usada e a concentração de flúor. “Para uma criança o indicado é o equivalente a um grão de arroz, com concentração a partir de 1000 ppm de flúor”, completa. Apesar disso, é sempre válido consultar um especialista para verificar a quantidade ideal para o seu filho. Embora tenha muitos benefícios, o flúor em excesso também pode trazer complicações.

Como escovar os dentes de bebês e crianças corretamente?

Os primeiros dentinhos começaram a aparecer, o que significa que está na hora de realizar a escovação! Mas e agora? Parece fácil quando escovamos os próprios dentes, mas pode ser muito mais complicado quando são de uma outra pessoa. Por isso, pedimos à especialista para montar um passo a passo para todos os papais e mamães de plantão. Ela especificou que, para uma limpeza completa, é necessário completar todos os seguintes movimentos:

- “Movimento de bolinha na face vestibular (frente do dente);

- Trenzinho (vai e vem) na face oclusal (em cima do dente);

- Vassoura na face palatina e lingual (“costas”do dente);

- Para as faces interproximais (entre um dente e outro), é necessário o uso do fio dental

- Também não podemos esquecer de escovar a língua”

Deixar de escovar os dentes ou de usar flúor pode trazer problemas bucais no pequeno

Adultos podem desenvolver diferentes problemas bucais, não é mesmo? Com os dentes de leite, não é diferente. Ainda que eles estejam nascendo e vão ser trocados pelos permanentes, os cuidados higiênicos são essenciais para prevenir que seu filho desenvolva essas complicações. “Uma higiene bucal negligenciada pode levar desde problemas mais leves como a gengivite até lesões de cárie nos dentes que, dependendo da sua extensão, pode ter contaminação do canal dentário”, explica. Alguns dos tratamentos desses problemas podem ser bem complicados, sendo necessário, às vezes, até mesmo uma extração dentária.

‘Meu filho não deixa escovar os dentes dele! O que fazer?’

Seu filho já não deixou que você escovasse os dentes dele? Por conta da idade, isso é normal, mas é importante que os pais não deixem a higienização de lado. Na verdade, a melhor maneira de estimular seu filho é pelo exemplo. Por isso, faça a sua escovação ao lado dele para que o pequeno veja e entenda a importância dessa prática. “Se os pais tem cuidado com a saúde bucal e passam isso aos seus filhos, eles vão ter também”, explica a especialista.

Mariana Almeida Frizzo - Especialista em Odontopediatria, cirurgia menor e Odontologia estética
Santana - SP
CRO: 120680