O aparelho ortodôntico é um tratamento capaz de corrigir diversos problemas de saúde bucal, um fator que o faz ser tão popular. Você, se não usou, certamente conhece alguém que já passou por essa fase. Muita gente, no entanto, relata alguns desconfortos sobre o uso desse acessório, a exemplo da sensibilidade nos dentes. Mas será que essa dorzinha desconfortável é causada pelo aparelho? Quais são as causas da sensibilidade dentária? Conversamos com a dentista Karina Bronholo Serrato para entender mais sobre isso.

Saiba quais são os cuidados importantes com o aparelho ortodôntico

Assim como para qualquer paciente, a escovação é a parte mais importante. Isto porque, quando não realizada corretamente, pode resultar em problemas como gengivite, cáries e manchas na superfície dentária. “Também é importante cortar os alimentos em pedaços menores para evitar quebrar as peças, pois isso acaba atrasando o tratamento ortodôntico”, alerta a profissional.Para aqueles que praticam atividades de impacto, o uso de protetores bucais ajudam a evitar traumas e lesões nos tecidos bucais, moles e duros. Não deixe de se proteger!

Usar aparelho ortodôntico pode causar sensibilidade dentária?

A odontologista afirma que esse quadro pode acontecer sim. “O aparelho ortodôntico pode causar sensibilidade nos dentes devido à força aplicada para a movimentação dos dentes”, explica ela. Entretanto, a tendência é que esse sintoma passe ao longo dos dias. Além disso, há outras causas que podem resultar na sensibilidade dentária, como o bruxismo, por exemplo. “Pode ocorrer desgaste do dente expondo a dentina que é a parte sensível do dente”, esclarece Karina. E ainda, uma escova dura ou escovação com força excessiva podem resultar recessão gengival, que expõe a raiz do dente e desencadeia essa sensibilidade.

Conheça os tratamento para a sensibilidade dentária

Para solucionar a sensibilidade dentária, o paciente pode ser indicado a usar cremes dentais específicos para dentes sensíveis. “Estes cremes têm um componente chamado fluoreto de estanho, que agem diretamente nos canalículos que causam dor”, comenta a dentista. E ainda, bochechos com soluções com flúor podem funcionar. Já no consultório, o profissional pode aplicar um dessensibilizante para amenizar o desconforto provocado pela sensibilidade dentária.

A sensibilidade nos dentes pode ser prevenida com simples cuidados

Uso de cremes dentais para dentes sensíveis são ótimos aliados para evitar o quadro de sensibilidade. “No caso de movimentação ortodôntica, analgésicos são recomendados logo após a força aplicada ou caso seja necessário”, indica a profissional. Sempre lembrando que o mais importante é seguir as orientações do cirurgião-dentista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Karina Bronholo Serrato - Cirurgiã-dentista e Especialista em Implantodontia
Curitiba - PR
CRO-PR 18721