O sorriso é nosso principal cartão de visitas e quando pensamos em deixá-lo alinhados e mais estético, logo recorremos aos aparelhos ortodônticos. A vida com esses dispositivos passar por algumas mudanças, mas nada impossível de lidar. Um exemplo disso é necessidade de ainda mais atenção e delicadeza durante a higiene bucal, como o momento do fio dental. Para acabar com todas as suas dúvidas de como realizar a higiene do seu aparelho fixo, o dentista Lucio Ferreira dá as principais recomendações.

Os cuidados durante a higiene bucal com o uso do aparelho ortodôntico

Com o uso do aparelho ortodôntico, a facilidade no acúmulo de placa bacteriana na cavidade bucal do paciente é aumentada e, consequentemente, o cuidado com a escovação e o uso do fio dental deverá ser maior. “A principal mudança é em relação ao uso do fio dental, que deverá ser feito com o auxílio do passa fio. Essa estrutura, nada mais é do que uma agulha de plástico, a qual conduz o fio dental por baixo do fio do aparelho ortodôntico, fazendo com que o paciente consiga passar o fio dental por toda lateral do dente até a começo da gengiva, fazendo a correta higiene dessa área”, explica o profissional.

O fio dental sempre deverá ser usado após cada refeição ou, ao menos, uma vez ao dia por pacientes que usam ou não o aparelho ortodôntico. Já a escovação em si não sofre muitas mudanças, e é importante que o paciente tenha um cuidado maior com possíveis áreas de difícil alcance da escova. Uma dica interessante é que esse paciente faça uso de escovas ortodônticas que facilitam a higiene de quem usa aparelho.

Quais são os modelos mais indicados?

É importante ressaltar que desde que consiga higienizar todas as áreas da boca, o tipo de fio dental fica à escolha do paciente, porém o dentista faz uma recomendação. “Devido à facilidade do uso, o paciente pode utilizar a fita dental encerada, assim, ele consegue passar em espaços menores com menos dificuldade, facilitando a higienização da boca”, completa o dentista. O uso do produto está diretamente relacionado com a saúde bucal do paciente. “Para uma correta e completa higiene bucal, o uso do fio dental é indispensável e faz toda diferença!”, explica Lucio.

A falta de fio dental na higiene pode trazer riscos aos paciente

Não só para quem usa aparelho ortodôntico, mas para qualquer pessoa. Não fazer uso do fio dental acarreta no acúmulo de placa bacteriana entre os dentes, locais onde a escova não alcança e somente com o uso do fio dental é possível limpar essas áreas. Lúcio faz um alerta: “Esse acúmulo de placa é o início de vários problemas bucais mais graves, que podem culminar em mau hálito, sangramento e doenças da gengiva, perdas ósseas e dentárias”, finaliza.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Lucio Braulio Carvalho Ferreira - Ortodontista
Curitiba - PR
CRO-PR 17.833