Dentre os vários instrumentos tecnológicos que estão surgindo no mercado nos últimos anos, pode-se destacar os aparelhos de ultrassom, que têm trazido cada vez mais benefícios para a odontologia, principalmente na endodontia. Mas de que forma isso acontece? O que a endodontia trata especificamente? O Sorrisologia te explica o que você precisa saber!

O que é a endodontia?

Se você ainda não sabe do que se trata essa área da odontologia, chegou a hora de entender. Ela é conhecida por cuidar e proteger a saúde da polpa dentária, a camada mais interna do dente, e normalmente está associada a patologias bucais que acometem essa região, como é o caso de cáries profundas, por exemplo. É por isso que quando um paciente está com um grau mais avançado dessa doença, os dentistas costumam encaminhá-lo para um especialista no assunto, que, por sua vez, é o endodontista. É ele que será o responsável por dar início ao tratamento mais adequado.

Como o ultrassom pode ser útil para a endodontia?

O ultrassom surge como uma alternativa para solucionar os problemas que afetam diretamente a polpa dentária, e, mais especificamente, os canais radiculares. Isso é possível porque os insertos ultrassônicos auxiliam e permitem o acesso à câmara pulpar, otimizando, facilitando e aumentando a eficácia dos tratamentos na região. Outros procedimentos que também podem ser beneficiados com o ultrassom nessa área são: a remoção de nódulos pulpares e a obturação do dente quando ele está cariado.

Ultrassom em outras áreas da odontologia

Além do endodontista, o clínico geral, também conhecido como cirurgião-dentista, é outro especialista que pode ser beneficiado pelos aparelhos de ultrassom. Isso porque esse tipo de equipamento é bastante útil na hora de realizar uma boa profilaxia, já que ele limpa e ajuda a remover as placas bacterianas e o tártaro presente na superfície do dente. Legal, né? Mas para que o seu sorriso esteja sempre bonito e saudável, é importante não esquecer de marcar uma visitinha ao dentista pelo menos uma vez por ano para que ele possa fazer a manutenção da sua saúde bucal direitinho.