Com o passar dos anos, e também alguns devido a hábitos como alto consumo de bebidas escuras, como o café, podem fazer com que os nossos dentes escureçam. Uma solução encontrada nesse momento costuma ser o clareamento dental. Você sabe como funciona esse procedimento? Sabia que existem diferentes tipos? Tem ideia de quanto tempo ele dura? São muitas as dúvidas envolvendo o assunto, por isso conversamos com o cirurgião dentista Caio Soeiro que esclareceu todas essas questões ao Sorrisologia.

Conheça os tipos de clareamento dental

Você sabe o que é o clareamento dental? “Trata-se de um procedimento químico de limpeza extrema do dente”, afirma Caio. Esse tratamento é feito por meio do uso de produtos que levam à oxidação de moléculas orgânicas que se acumulam na superfície porosa do elemento dentário. Dessa forma, ele fica mais branco, atingindo os resultados desejados.

Quando o sorriso amarelado se torna um incômodo, o clareamento é a opção que costuma ser escolhida pela maioria das pessoas. Mas você sabia que não existe só um tipo desse tratamento? São três as opções existentes: o feito no consultório com o dentista, aquele que é feito em casa, com o uso de uma moldeira, e ainda um terceiro, que é uma combinação de ambos.

Há restrição de idade para a realização do procedimento?

“Não necessariamente”, diz o profissional. No entanto, ele explica que apenas uma correta avaliação do dentista poderá determinar quais pacientes podem ou não executar o procedimento. É importante que nesse momento a saúde bucal esteja em dia, sem nenhuma doença envolvendo os dentes ou outras partes dessa região.

Quando o paciente perceberá os resultados do clareamento?

O tempo até que a pessoa perceba os resultados do tratamento vão depender do tipo de tratamento escolhido. “No clareamento feito em consultório, o resultado é imediato”, afirma Caio. No caso do tratamento caseiro, vai depender de alguns fatores, e o ideal é fazer essa pergunta ao seu dentista, que deverá acompanhar todo o processo.

E uma vez que seu sorriso está branco, quanto tempo ele deve continuar desse jeito? “Este tempo de duração é relativo, pois depende dos hábitos de cada paciente”, explica. Segundo ele, no entanto, a média de duração costuma ser de um ano. Isso poderá variar dependendo da alimentação e dos hábitos de higiene bucal de cada um.

O que o paciente pode esperar dos resultados?

As expectativas nesse momento podem ser bem altas. O que será que podemos esperar? O dentista responde: “Uma sensação de dente extremamente limpo e livre de manchas, de forma bastante natural”. Ou seja, não precisa se preocupar com medo de que o seu sorriso fique artificial. O tratamento apenas devolve o tom natural dos dentes.

Quais são as orientações para manter o efeito?

Depois de todo o investimento no tratamento, você não vai querer que os resultados sumam rapidamente, certo? Para manter o efeito do clareamento pelo maior tempo possível, é essencial seguir todas as recomendações passadas pelo dentista. O cuidado com a alimentação e com a higiene bucal são as principais medidas a serem tomadas nesse momento. “Evitar alimentos e bebidas altamente corantes e com grande poder de pigmentação, e fazer limpezas profissionais frequentes”, recomenda Caio.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caio Soeiro - Cirurgião-dentista e professor de odontologia
São Paulo - SP
CRO-SP: 76300