Quando pequenos adoramos o leite vindo da nossa mãe. De fato, ele é a melhor forma de alimentação quando estamos no início da vida. Mas daí a criança vai crescendo e começa a ingerir outros alimentos. É quando inicia a alimentação através da mamadeira. Tem momentos que o uso dessa companheira é inevitável, mas é preciso tomar alguns cuidados, pois sem a devida higiene você pode colocar em risco a saúde bucal do seu pequeno.

A cárie de mamadeira

Conhecida como cárie de mamadeira, é um problema bucal que atinge os dentes de leite ao contato com líquidos açúcarados por períodos constantes. Sabe aqueles suquinhos e achocolatados que você coloca na mamadeira? Segundo a odontopediatra Letícia Vieira, eles são os causadores da formação dessas cáries. "Para os bebês que já possuem dentes, ocorre principalmente devido a ingestão de açúcares na dieta, especialmente a sacarose com alta freqüência e de consistência pegajosa. Normalmente esta fase acaba se associando também pela falta de higiene adequada". Pois é, os dentes das crianças com menos de três anos ainda são muito frágeis e facilmente sofrem com essas consequências.

Como perceber o surgimento da cárie?

Essa é uma missão especial para os papais. A odontopediatra alerta que o primeiro sinal da cárie é o aparecimento de manchinhas brancas ou pontos escuros, mas que são indolores. O mau hálito também é um alerta. "O mau hálito, dificuldades na mastigação, perda de peso e infecções  também são alguns alertas". Fique de olho nestes sintomas e ao perceberem alguma anormalidade, é importante levar o seu filho ao dentista antes que o problema torne-se grave e o surgimento de dores venha à tona.

Além disso, a cárie nessa fase da vida se torna ainda mais preocupante porque, como a criança ainda está no processo de desenvolvimentos e formação de ossos e músculos, a cárie pode afetar esse processos levando à perda dentes, problemas na fala e dentes permanentes tortos. Você não pode deixar isso acontecer!

O que fazer para prevenir?

Muitas crianças não conseguem ter uma boa noite de sono sem a mamadeira, mas o ideal é não deixar seu baby adormecer com ela. Na hora de dormir, os líquidos que têm açúcar se alojam em volta dos dentes durante toda a noite causando o aparecimento das cáries. Confira essas dicas para previnir:

-Não deixar seu filho com a mamadeira o tempo todo;

-Fazer uma higiene bucal depois de qualquer alimentação;

-Começar a ensinar o uso do copo já com 9 meses de idade para desapegar da mamadeira;

-"Leve a criança ao dentista regularmente, desde o nascimento, para orientação, prevenção e, se necessário, intervenção", finaliza a odontopediatra.

Troque a mamadeira por um entretenimento

Comece a incentivar outros hábitos de modo que a criança tire o foco da mamadeira. Leia uma historinha antes de dormir, deixe a criança ira pra cama com um brinquedo ou ursinho de pelúcia, faça uma massagem nas costas ou cante uma canção de ninar. Essas técnicas aplicadas com a higiene bucal adequada, podem eliminar a cárie e garantir o sorriso perfeito do seu bebê.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Letícia Vieira - Odontopediatra e Ortodontista
Brasília - DF
CRO-DF 3891