Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
21.03.2018

Trincas no esmalte dentário: entenda o que são e como podem prejudicar sua saúde bucal

Expert

Vinícius Barçal

Vinícius Barçal

CRO-RJ: 3979-7

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista em Dentística e Procedimentos Restaurados Estéticos pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Capacitado em Toxina Botulínica e Preenchedores Odontológicos, tem ampla experiência e atuação na área de Odontologia, com ênfase em Reabilitação e Estética Orofacial. Mestrado no Programa de Pós Graduação em Materiais Dentário da FOP - UNICAMP.

Todo mundo dá aquela checada diária do sorriso no espelho. Porém, pode acontecer de você reparar um trinca no dente. O problema, na verdade, está no esmalte dentário, que é a estrutura mais mineralizada e resistente. “Devido esta característica, seu principal papel é desempenhar proteção às estruturas mais frágeis que compõem o dente”, destaca o profissional Vinícius Barçal. Por ser o tecido mais duro, quando acontece um problema desses quer dizer que algo está errado. Veja o que pode estar causando isso e como solucioná-lo.

O que pode provocar o aparecimento de trincas no esmalte dentário?

As trincas no esmalte dentário são consideradas um tipo de fratura dental, já que são como rachaduras na parede. O aparecimento destas pode ser provocado por diversos fatores, como o bruxismo, alterações bruscas de temperatura e restaurações antigas. Além disso, hábitos comuns como roer unhas ou morder objetos, conhecidos como parafuncionais, também podem resultar nesse quadro. “Essas rachaduras/trincas podem ir aumentando e comprometer toda a estrutura dentária, atingindo a dentina, polpa e até a raiz do dente”, explica o especialista. Uma vez que a trinca aumenta, pode resultar em sensibilidade dentária, reação inflamatória da polpa, perda parcial da estrutura do dente e até mesmo a perda do elemento.

O que fazer em caso de dentes trincados?

É importante ressaltar que os pacientes devem ficar atentos ao aparecimento de trincas no esmalte, principalmente, para que o tratamento seja logo iniciado. Esses casos, geralmente, não trazem nenhuma dor ou incômodo, porém podem se agravar e causar danos maiores. Por isso, o acompanhamento de um profissional é indispensável, principalmente para perceber a evolução do quadro. Para as trincas simples, o cuidado é preservá-las e ter uma observação periódica do dentista. “Porém se estas trincas causarem danos e incômodos estéticos, sensibilidade ou perda de estrutura dental, deve ser realizado um tratamento restaurador com o intuito de reabilitar os dentes envolvidos”, alerta Vinícius.

Como é possível reverter essas trincas?

Sendo a estética o fator de maior preocupação por parte dos pacientes com trincas no esmalte dentários, eles tendem a logo perguntar sobre a possibilidade de reverter o quadro. “Os procedimentos necessários podem englobar desde uma restauração com resina, tratamento de canal, colocação de restauração em cerâmica (“coroa” ou “bloco”)”, indica o profissional. E ainda, o dentista ressalta que o mais importante é, tanto o paciente quanto o especialista, estarem atentos ao surgimento de novas trincas. Assim, é possível se prevenir e controlar o quadro, seja ele causado por bruxismo, apertamento dos dentes ou hábitos parafuncionais.

Mais Matérias: Dentes
Chupar o dedo é mais saudável do que o uso da chupeta? Odontopediatra esclarece
Dentes
Chupar o dedo é mais saudável do que o uso da chupeta? Odontopediatra esclarece
Durante a infância, é comum que os pequenos desenvolvam alguns hábitos e estímulos que merecem atenção. Chupar o dedo , por exemplo, é o principal deles. Por se tratar de uma atitude ligada à amamentação, é normal que algumas pessoas acreditem que o ato de chupar o dedo seja...
Enxaguante bucal pode substituir a escovação dos dentes?
Dentes
Enxaguante bucal pode substituir a escovação dos dentes?
A higiene bucal é um autocuidado que não pode ser substituído por nada! Através desse...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Dá para reverter a aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental? Dentista esclarece o assunto
Dentes
Dá para reverter a aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental?...
Faz um bom tempo que você colocou facetas de porcelana ou lentes de contato dental com o objetivo de ter um...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e manutenção do tratamento
Dentes
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e...
Você fez clareamento dental e finalmente conquistou aquele sorriso branco que tanto queria. Agora, as preocupações acabaram e não é mais necessário ter aqueles cuidados minuciosos com os dentes, certo? Errado! Muita gente pensa que depois do clareamento não precisa mais se preocupar com a saúde...
Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes sociais que desgasta o esmalte dentário
Dentes
Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes...
A saúde bucal de muitas pessoas foi colocada em risco na internet nestes últimos dias. Um novo desafio...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Bebê dormindo com a boca aberta: é normal? Odontopediatra explica como esse hábito pode afetar os dentes da criança
Dentes
Bebê dormindo com a boca aberta: é normal? Odontopediatra explica como esse hábito pode...
Não existe nada tão fofo quanto assistir um bebê dormindo. Ver aquele sorrisinho banguela sem...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419