Cuidar do sorriso é um ato completamente individual. Cada um tem sua característica seja na estética ou até mesmo na necessidade de tratamento. Se você tem sensibilidade nos dentes, por exemplo, vai ter um tratamento diferente do seu amigo com doença periodontal. E consequentemente, vocês vão fazer uso de ferramentas diferentes para a higiene diária. Somente o cirurgião-dentista pode indicar a melhor opção a partir do diagnóstico do problema. A especialista Kalina Diniz contou ao Sorrisologia as ferramentas necessárias para cada tipo de sorriso. 

Aquela dor chatinha chamada sensibilidade

Você não pode provar algo muito gelado ou quente demais que seu dente já começa a doer? A sensibilidade são dores repentinas que causam o maior incômodo. Ainda bem que existem tratamentos capazes de deter essa dor, como cremes dentais próprios para dentes sensíveis. Eles têm Fluoreto de Estanho que protege os canais ligados aos nervos do dente, impedindo a dor e o desconforto desse problema. Kalina também indica outro cuidado. "O dentista pode aplicar um produto dessensibilizante, de verniz com flúor, no dente que está com a sensibilidade, diminuindo a sensação dolorosa ".

Pra quem usa aparelho não pode esquecer do fio dental

"No tratamento ortodôntico, as ferramentas que não podem ficar de fora são escova específica para o caso, fio dental, além de escova bitufo". Que nada mais é que a escova interdental. Fazendo uma higiene bucal completa após todas as refeições, usando o fio dental corretamente, tendo uma boa alimentação e comparecendo às visitas de manutenção, seu tratamento ortodôntico será mais rápido e de sucesso absoluto.

Uma escovação pode evitar o surgimento de cárie

Com uma dieta saudável na sua rotina, evitando doces e guloseimas, acompanhada de uma boa higiene bucal, a cárie não terá vez no seu sorriso. "Uma boa escovação elimina as chances do surgimento de cáries, pois evita que a placa bacteriana adere ao esmalte do dente e cause uma desmineralização do esmalte, além de evitar, também, problemas periodontais".

Não deixe a placa bacteriana se acumular

A periodontite pode surgir a placa bacteriana nos dentes que não foi removida. Para não passar por esse desconforto, a profissional afirma indica uma boa higienização oral. "Escovendo os dentes corretamente, utilizando o fio dental nos espaços interproximais, onde é de difícil acesso a escovação e escovar a língua com o limpador bucal para evitar a saburra lingual".

Dentes branquinhos de maneira segura

A dentista conta que existem produtos que o paciente usa com uma moldeira, por meio de orientação de um profissional, para ter um sorriso mais branco e saudável. É o chamado clareamento dental caseiro. Mas não podemos deixar os hábitos tradicionais. "Para ter dentes saudáveis, deve-se fazer uma boa higienização oral através da escovação, dentifrícios específicos, fio dental e colutório para fazer bochechos", conclui. Para garantir dentes mais claros, de forma segura e em pouco tempo, existem também a linha de produtos whitening, com ferramentas que vão da escova até o enxaguante bucal. Tudo para você ter um sorriso sem machinhas e protegido dos principais problemas bucais.