Diversas pessoas já passaram pela fase de usar aparelho ortodôntico. Isto acontece porque o dispositivo consegue corrigir diversos problemas bucais. “Após o término do tratamento ortodôntico com aparelho fixo, deve-se iniciar a fase de contenção ortodôntica”, explica a profissional. Essa é a etapa do uso de aparelhos, na sua maioria das vezes, removíveis. E é aí que muita gente vê seu tratamento ser estendido ou atrasado. Isso porque, esse período exige muita disciplina e cuidado do paciente. A ortodontista Andréia Cotrim trouxe esclarecimentos sobre a contenção ortodôntica, suas indicações de uso e cuidados.

Confira os casos em que o aparelho removível é indicado

Muitas pessoas acham que ao tirar o aparelho ortodôntico o tratamento chegou ao fim. No entanto, existe uma etapa seguinte chamada de contenção, podendo ser as tradicionais removível e fixa, ou placa de acetato, que é um modelo mais atual também do tipo removível . “Os aparelhos removíveis tradicionais são mais utilizados em crianças que estejam em fase de dentição decídua ou mista, e que ainda estejam em fase de crescimento”, esclarece a dentista. E ainda, atualmente há o uso de alinhadores, que são aparelhos removíveis e possibilitam o tratamento para todos os tipos de má oclusão, seja em adultos ou crianças.

É preciso usar a contenção removível o dia inteiro?

Diferente da contenção fixa, o uso do aparelho removível depende da responsabilidade do paciente para ser eficaz. “O aparelho removível tradicional deve ser usado o maior número de horas possível, inclusive enquanto o paciente dorme”, orienta Andréia. No entanto, como acontece na maioria das vezes, é possível que o dentista libere do uso na escola ou atividades físicas, para preservar o item da possibilidade de quebras ou esquecimento. A profissional completa. “E ainda, evitar qualquer prejuízo que a criança possa ter durante uso na escola por dificultar um pouco durante a fala”. Vale lembrar que os pacientes que não usam o aparelho da maneira correta tem como consequência o atraso do tratamento e, em alguns casos, é necessário até mudar o plano de tratamento devido à idade de crescimento dele.

Siga os principais cuidados com o aparelho removível

Os cuidados com o aparelho removível são essenciais para que o item esteja sempre em bom estado e cumpra sua eficácia, trazendo os resultados tão esperados. “Os aparelhos removíveis devem ser escovados diariamente de maneira a não deixar que haja adesão de placa bacteriana sobre a resina acrílica”, destaca a ortodontista. Além disso, o item deve ser retirado nas refeições e colocado na caixinha, fornecida pelo dentista. Assim, ele não é danificado, esquecido ou jogado no lixo por engano. A profissional ainda ressalta que o paciente deve ser instruído pelo profissional que o acompanha a colocar e remover o aparelho corretamente.

Quer saber mais como funciona o tratamento ortodôntico? Confira assistindo ao vídeo do Manual do Mundo:

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Andréia Cotrim Ferreira - Ortodontista
São Paulo - SP
CRO-SP: 39000