Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
26.02.2016

Tratamento ortodôntico: Descubra o que não pode faltar na higiene bucal de pessoas que usam aparelho dentário

Expert

Flávio Augusto Cotrim Ferreira

Flávio Augusto Cotrim Ferreira

CRO-SP: 34000

Doutor e Mestre em Ortodontia – USP Editor da Revista Ortodontia SPO e Coordenador Científico do Congresso Brasileiro de Ortodontia Autor dos livros “Ortodontia Clinica, Tratamento com Aparelhos Fixos” e “Nova Visão em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares” Co-autor do livro “Ortodontia - Diagnóstico e Planejamento Clínico”

Realizar uma higiene bucal completa todos os dias após as refeições é um desafio para muitas pessoas. Para quem usa aparelho ortodôntico pode ser mais confuso e exige paciência. A escovação possui alguns detalhes importantes a serem levados em conta. Para mostrar o quanto é importante usar o seu kit completo o especialista Flávio Cotrim dá algumas dicas do que não pode faltar na higiene ortodôntica.

A limpeza entre os dentes é primordial

Abrir a higiene usando o fio dental é o primeiro passo para ter um tratamento ortodôntico de sucesso. E o melhor, você só tem a ganhar com essa atitude. Para ficar mais fácil, existe uma ferramenta de apoio que ajudará muito, o chamado passa fio. Com ele a sua limpeza ultrapassa as barreiras do aparelho e consegue alcançar a margem da gengiva, evitando o aparecimento de tártaro e cáries que tendem a atrasar o tratamento ortodôntico.

Use um creme dental eficaz na remoção de placa bacteriana

Flávio afirma que a remoção da placa bacteriana é essencial e que o creme dental pode possuir elementos próprios para realizar essa limpeza. "Estas substâncias auxiliam na limpeza dos dentes, no reforço da estrutura do esmalte, além de terem ação antibacteriana e de redução do tártaro". A escova interdental acompanhada do creme recomendado pelo seu dentista tem poder para tirar aqueles resíduos que ficam entre os espacinhos maiores dos dentes.

Uma escova ortodôntica faz toda diferença

O especialista indica. "Para finalizar a higiene bucal, use a escova ortodôntica juntamente com o creme dental". Ela é ótima para a limpeza oral de quem usa aparelho. Com cerdas supermacias em um formato "V", consegue alcançar os pontos mais difíceis do sorriso coberto pelos fios e bráquetes do aparelho. Não esqueça que uma boa escovação precisa durar pelo menos dois minutos. Fique de olho no tempo!

Não podemos esquecer de escovar a língua

Durante o tratamento ortodôntico, além do uso das escovas ortodôntica e interdental, o ortodontista reforça a limpeza da língua. "Os raspadores de língua também auxiliam a higienização da superfície da língua, que possui nichos para acúmulo de placa bacteriana". Existem algumas escovas de dentes que possuem na parte traseira da cabeça um limpador de língua e bochecha. São dois produtos higiênicos em um só e sua boca ainda fica livre do mau hálito. Tudo para manter sua higiene ortodôntica em dia e de um jeito muito mais fácil.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Flávio Augusto Cotrim Ferreira - Doutor e Mestre em Ortodontia
São Paulo - SP
CRO-SP: 34000

Mais Matérias: Higiene Bucal
5 dicas de como preservar a sua escova de dentes elétrica por muito mais tempo
Higiene Bucal
5 dicas de como preservar a sua escova de dentes elétrica por muito mais tempo
A escova de dentes elétrica já provou ser uma opção tecnológica que facilita (e...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Enxaguante bucal pode substituir a escovação dos dentes?
Higiene Bucal
Enxaguante bucal pode substituir a escovação dos dentes?
A higiene bucal é um autocuidado que não pode ser substituído por nada! Através desse...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de prevenir
Higiene Bucal
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de...
Ir ao dentista tem uma porção de vantagens. Desde tratar uma incômoda dor de dente , até...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Limpeza do aparelho ortodôntico: como limpar cada modelo? Quais produtos de higiene devo usar? Saiba tudo sobre essa limpeza
Higiene Bucal
Limpeza do aparelho ortodôntico: como limpar cada modelo? Quais produtos de higiene devo usar?...
Você colocou aparelho ortodôntico recentemente e ainda está um pouco perdido com relação aos cuidados da higiene bucal. Fique sabendo que a limpeza é bem parecida com a que você fazia nos dentes antes do tratamento ortodôntico, mas com algumas etapas extras e produtos de higiene personalizados. Para...
"Devo limpar a boca do bebê após a amamentação?" Especialista explica quando a higiene bucal deve ser inserida na rotina da criança
Higiene Bucal
"Devo limpar a boca do bebê após a amamentação?" Especialista explica quando a higiene...
A higiene bucal é um cuidado que está presente desde os primeiros dias de vida de cada paciente....
com a participação de:
Aline Giampietro
CRO/SP: 83.818
Perdi um dente: o que fazer? É possível reimplantar? Como isso pode acontecer e como prevenir o problema?
Higiene Bucal
Perdi um dente: o que fazer? É possível reimplantar? Como isso pode acontecer e como prevenir o...
Engana-se quem pensa que perder um dente é algo incomum. Na verdade, existe uma série de fatores que podem contribuir para a perda dentária, como má higiene bucal, doenças periodontais e traumas. Mas, independente do fator causador, uma coisa é certa: conversar com um dentista para avaliar a...