Todo mundo sabe que cuidar de um sorriso com aparelho fixo não é fácil. Muitos cuidados que vão além da escovação são necessários e um deles é o uso do fio dental. Apesar de ser importante para a saúde bucal muita gente ainda exclui essa ferramenta da higiene. Quem está em tratamento ortodôntico, por exemplo, precisa ainda mais dessa ferramenta para evitar o acúmulo de resíduos e placa bacteriana que além de se instalar nos dentes, pode prender nas peças do aparelho. O especialista Marcos de Broba explicou os benefícios dessa prevenção.

Por que é preciso usar o fio dental?

Afastar todas as doenças bucais, como a cárie e o tártaro, é o maior compromisso do dentista para evitar a evolução de complicações mais graves. Mas todo o carinho que o profissional tem pela sua saúde em consultório, deve ser mantido por você em casa. Fazendo uso do fio dental o paciente consegue proteger sua boca de todos esses vilões que, segundo Marcos, são mais propensos no universo bucal ortodôntico. "Com o uso de aparelho, a higiene oral fica mais comprometida ainda e os acessórios ortodônticos contribuem, ainda mais, para o acúmulo de placa bacteriana".

Passar o fio antes da escovação garante uma limpeza mais eficiente

A principal função do fio é remover as placas e restinhos de alimentos que ficam entre os dentes, lugar onde a escova difícilmente alcança. "Está indicado o seu uso, de preferência, antes da escovação, pois fazendo a remoção da placa e dos resíduos previamente a escovação possibilitará que o flúor do creme dental atinja as superfícies dentárias já totalmente higienizadas, aumentando, assim, a sua eficácia", garante Borba. Lembrando que a função do fio dental é insubstituível. Então, nada de usar aqueles palitos de dentes que encontramos na mesinha do bar ou restaurante. Além do risco de lesionar a gengiva, é bem possível que danifique seu aparelho ortodôntico, atrasando o tratamento. Melhor não arriscar, né?

O poder do Superfloss

Passar o fio dental por baixo dos arcos ortodônticos, a fim de chegar até o meio dos dentes, é um grande desafio para muitas pessoas. Por isso é essencial fazer uso do Superfloss. "Este modelo possui uma extremidade mais rígida que facilita a condução do fio entre os acessórios do aparelho", conlui o especialista. Formado por um material esponjoso ele também realiza uma limpeza mais eficaz ao redor do aparelho e entre os espacinhos dos dentes. Usando o fio dental você só terá mais movitos para sorrir.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Marcos de Borba - Ortodontista
Porto Alegre - RS
CRO-RS: 12129