Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
29.03.2021

Tratamento de bruxismo infantil: a placa de proteção pode ser usada nessa idade?

Saiba como é feito o tratamento de bruxismo infantil e os cuidados necessários para prevenir o quadro
Saiba como é feito o tratamento de bruxismo infantil e os cuidados necessários para prevenir o quadro

Você já ouviu falar em bruxismo infantil? Caracterizado pelo hábito de ranger e apertar os dentes, esse problema atinge principalmente crianças de até 6 anos - justamente o período em que há um maior desenvolvimento da arcada dentária. E, para evitar problemas maiores, é muito importante buscar um tratamento ortodôntico adequado. Mas será que crianças podem usar placas dentais (de mordida) para reverter esse quadro? Para esclarecer esse ponto, o Sorrisologia conversou com a dentista Camila Sodré, que falou mais sobre como tratar bruxismo infantil de forma segura e eficiente.

Afinal, crianças podem usar placa dental para bruxismo?

A placa de bruxismo é feita de acordo com o formato da boca do paciente e pode sim ser usada por crianças que sofrem com o problema. De acordo com a dentista Camila Sodré, é importante recorrer a esse utensílio durante o tratamento, mas sempre com certos cuidados. “A placa de mordida pode ser usada na infância, mas deve-se ter o acompanhamento periódico com o dentista odontopediatra para que ela não interfira no crescimento das arcadas dentárias da criança”, afirma.

Como funciona o tratamento de bruxismo em crianças?

O tratamento de bruxismo infantil segue, em essência, a mesma linha daquele aplicado durante a fase adulta. O grande diferencial, no entanto, é que é necessário ter uma maior supervisão e cuidados ao lidar com a arcada dentária infantil. Para isso, a dentista dá algumas dicas de ouro.

1. Fique atento aos sinais de bruxismo

Antes de tudo, é importante ficar atento para identificar possíveis sintomas de bruxismo infantil o quanto antes. Dessa forma, fica mais fácil prevenir problemas relacionados ao desenvolvimento dos dentes e da gengiva dos pequenos. “O bruxismo é identificado geralmente através de desgastes que o paciente apresenta na estrutura dentária. Alguns pacientes, por exemplo, relatam dores e desconfortos nos músculos da face quando acordam, por conta desse hábito ser geralmente noturno. Também pode ser percebido pelo responsável da criança quando esta range os dentes durante o sono”, destaca Camila.

2. Procure um atendimento odontológico e psicológico

Levando em conta que o bruxismo pode ser causado tanto por questões físicas quanto emocionais, é muito importante oferecer um tratamento multifacetado para as crianças - através de consultas com um dentista de confiança e também sessões de terapia, quando necessário.

De acordo com a dentista, esse problema pode estar atrelado a muitos fatores e, por isso, exige um tratamento bem abrangente. “O bruxismo apresenta causa multifatorial sendo relacionado a estresse, distúrbios no sono (sonambulismo e insônia, por exemplo) e problemas da via respiratória (asma, rinite alérgica), sendo bastante encontrado em crianças alérgicas. Também pode estar associado a transtornos como ansiedade, hiperatividade, déficit de atenção e à prescrição de medicamentos controlados”, afirma.

Pensando por esse lado de oferecer um tratamento certeiro e mais amplo, a especialista também defende bastante o uso da placa como auxiliar no processo de cura. “A placa de mordida pode ser usada para relaxar a musculatura e proteger os dentes. Ela tem como vantagem não interferir no processo de crescimento das arcadas dentárias infantis ou alterar as suas características físicas, além de ser um tratamento reversível, de boa aceitação pelas crianças e eficaz”, complementa Camila.

Dicas de como prevenir o bruxismo infantil

Oferecer uma alimentação leve, saudável, incentivar uma boa prática de higiene bucal e propor atividades recreativas (com jogos, brincadeiras e exercícios físicos, por exemplo) é uma boa estratégia para garantir que a criança não sofra com bruxismo ou outros problemas odontológicos. A dentista destaca que, através desses pequenos hábitos, é possível prevenir uma série de problemas. “Ter noites de sono tranquilas e realizar atividades menos estressantes ao longo do dia, especialmente à noite, podem ajudar na prevenção pela redução do estresse. Também é importante visitar periodicamente um odontopediatra para observar se a criança apresenta algum desgaste dentário”, finaliza a profissional.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Camila Stofella Sodré - Doutoranda em Clínica Médica pela UFRJ. Mestre em odontologia com área de concentração em reabilitação oral e prótese dentária.
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 40419

Mais Matérias: Bruxismo
Estresse pode causar bruxismo?
Bruxismo
Estresse pode causar bruxismo?
O bruxismo é uma doença involuntária que se caracteriza pelo ato de ranger ou apertar os...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Bruxismo: 6 mitos e verdades sobre essa disfunção que afeta a ATM e causa DTM
Bruxismo
Bruxismo: 6 mitos e verdades sobre essa disfunção que afeta a ATM e causa DTM
Você sabe tudo sobre bruxismo ? Caracterizada pelo ato de ranger e apertar os dentes de forma involuntária, a disfunção é mais comum do que se imagina e pode resultar em diversos problemas bucais, como desgaste dentário, doenças periodontais e até mesmo a DTM. Justamente por isso, é...
Dor na mandíbula pode ser sinal de bruxismo. O que fazer para acabar com esse incômodo?
Bruxismo
Dor na mandíbula pode ser sinal de bruxismo. O que fazer para acabar com esse incômodo?
Quem enfrenta diariamente os incômodos do bruxismo sabe que precisa ter muito cuidado com essa...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Minha placa de bruxismo está incomodando os meus dentes: o que devo fazer?
Bruxismo
Minha placa de bruxismo está incomodando os meus dentes: o que devo fazer?
Quando se trata do uso da placa de bruxismo , uma das reclamações mais comuns entre os pacientes é sempre a mesma: o incômodo. Embora seja um acessório feito com o formato exato da sua mordida, é possível que, em alguns casos, a placa gere uma sensação de desconforto nos primeiros dias. Mas...
Agravamento do bruxismo durante a quarentena: como melhorar os sintomas da disfunção sem sair de casa
Bruxismo
Agravamento do bruxismo durante a quarentena: como melhorar os sintomas da disfunção...
O coronavírus virou o mundo de cabeça para baixo . Além das medidas de higiene, a quarentena e...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Placa de bruxismo é a solução para acabar com a disfunção: mito ou verdade? Especialista esclarece a dúvida
Bruxismo
Placa de bruxismo é a solução para acabar com a disfunção: mito ou verdade?...
Que o bruxismo pode trazer uma série de complicações para a vida do paciente não...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237