A odontologia conta com diversas áreas específicas para solucionar os problemas bucais dos pacientes. A área da Ortodontia, por exemplo, é capaz de corrigir a oclusão do sorriso e a posição dos dentes. O aparelho ortodôntico é o grande conhecido dessa especialidade. Mas, você já ouviu falar em tracionamento ortodôntico de caninos? Para dar mais explicações sobre esse quadro e como solucioná-lo, o Sorrisologia tirou as dúvidas com o dentista Luciano Frenzel Schuch sobre o assunto.

Você sabe o que é tracionamento ortodôntico?

De acordo com o especialista, o tracionamento ortodôntico caracteriza uma técnica cirúrgica conservadora que precisa ser executada a partir do diagnóstico e planejamento certos. “Consiste em posicionar corretamente dentro da arcada dentária um dente que esteja totalmente submucoso, podendo estar intraósseo”, define ele. As causas que provocam esse quadro estão relacionadas à impacção dos dentes. Isto pode acontecer devido à falta de espaço dentro da arcada dentária, dentes volumosos, dentes de leite que demoram a cair e outros fatores.

Entenda sobre o tracionamento ortodôntico nos caninos

Assim como afirma o profissional, o problema não é uma exclusividade dos dentes caninos. “Qualquer dente pode ficar incluso ou impactado”, destaca Luciano. Entretanto, os dentes caninos e sisos fazem parte do grupo dos principais elementos que podem passar por esse quadro. O tracionamento ortodôntico nos caninos é um procedimento que soluciona a posição do dente, colocando-o no lugar correto na arcada.

Para isso, é colado o acessório ortodôntico, sendo este o bráquete ou botão, no dente canino incluso e no posterior, com ajuda do fio. O dentista explica que a movimentação acontece graças à aparatologia ortodôntica. “O aparelho ortodôntico é fundamental nos casos de racionamento de dentes inclusos, pois forças serão aplicadas com a finalidade de devolver esse dente ao seu correto posicionamento”, esclarece ele.

O aparelho ortodôntico é fundamental para corrigir dentes inclusos

Os dentes caninos são importantíssimos para a arcada dentária, principalmente por conta de seu papel na mastigação. Dessa maneira, quando eles se apresentam inclusos, o aparelho ortodôntico consegue funcionar como uma solução eficaz para corrigir as funções e estética do sorriso. Vale destacar que o diagnóstico precoce faz diferença no encaminhamento do tratamento. Para completar, o paciente deve seguir os cuidados indicados pelo ortodontista, senão podem acontecer prejuízos para sua saúde bucal, como a reabsorção radicular lateral nos dentes vizinhos ao tracionado. “Se o uso de forças para tração for errado, pode ocorrer anquilose alveolodentária e também reabsorção cervical externa no dente tracionado”, alerta o profissional.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Luciano Frenzel Schuch - Cirurgião-dentista, mestre em Ortodontia e especialista em Disfunção Têmporo Mandibular e Dores Orofaciais
Pelotas - RS
CRO-RS: 14127