Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
15.10.2020

Toxina botulínica na odontologia: em quais casos usar? Um dentista pode aplicar? Entenda os benefícios da substância para a saúde bucal

Você sabia que, além de escovar os dentes, existem outras maneiras de cuidar da saúde bucal? O uso da toxina botulínica, o famoso botox, é uma delas. Pode parecer estranho, mas essa substância é muito utilizada nos consultórios odontológicos não só para fins estéticos, mas também para o tratamento de disfunções, como o bruxismo. Para compreender melhor os benefícios e funções da toxina botulínica, o Sorrisologia preparou uma matéria geral que explica tudo sobre o assunto.

1. O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida por uma bactéria anaeróbica chamada de Clostridium Botulinum. Em outras palavras, é um medicamento que atua inibindo a atuação do neurotransmissor acetilcolina. Com a sua aplicação, o músculo não consegue receber a mensagem do cérebro para realizar a contração.

1.1 O que acontece quando a toxina botulínica é aplicada?

Quando aplicado, a toxina se espalha pelos tecidos onde foi aplicado, até se ligar às terminações nervosas pré-sinápticas das junções neuromusculares e neuroglandulares. Com isso, ocorre a ação que dificulta a transmissão do estímulo, o que leva o músculo ao relaxamento. O processo inicia após 48 horas da injeção e sua ação máxima é atingida depois de duas semanas no corpo. Porém, novas regiões de transmissão de impulsos nervosos entre as células são criadas pelo organismo depois de três a seis meses da aplicação.

2. Um dentista pode aplicar toxina botulínica?

Muitas pessoas têm essa dúvida. Embora seja mais comum um dermatologista fazer a aplicação de botox, um odontologista especialista no assunto também é capaz de realizar tal procedimento. Isso porque os cirurgiões-dentistas possuem um vasto conhecimento sobre a anatomia que compõem a cabeça e o pescoço. Sendo assim, podemos afirmar que o uso da toxina botulínica nestas regiões, pode ser realizado, sim, por dentistas que possuem especialidade e qualificação nesse procedimento. Normalmente são os profissionais de dentística, a área estética da odontologia, que fazem esse tratamento.

3. Botox na odontologia: os benefícios da substância para a saúde bucal

3.1. Ajuda a controlar o bruxismo

O bruxismo é uma disfunção ainda muito estudada pelos dentistas. Porém, o que se sabe sobre esse problema é que acontece uma alteração no Sistema Nervoso Central que levam a uma hiperatividade motora dos músculos da mastigação, os masseteres e temporais, gerando o apertamento ou ranger dos dentes. Para conter essa alteração que a toxina botulínica é aplicada, inibindo esta hiperatividade e reduzindo a contração muscular. Este bloqueio se dá através do mecanismo da não-liberação do neurotransmissor responsável pela propagação da contração muscular.

3.2. Remove o sorriso gengival

Existem diversas formas de tratar o sorriso gengival, uma delas é com a aplicação de toxina botulínica. Essa é uma ótima opção para os casos em que a porção do dente apresenta um bom tamanho, mas, o fator de causa está associado à hiperatividade muscular ou desequilíbrio esquelético. O procedimento diminui a atividade do músculo e reposiciona o lábio. Porém, é importante alertar que o tratamento não é definitivo e o paciente deverá reaplicar a toxina com um dentista especializado periodicamente.

3.3. Complementa a harmonização orofacial

A toxina botulínica também pode ser aplicada em procedimentos de harmonização orofacial - tendência nos consultórios para equilibrar traços do rosto. O botox é um procedimento estético muito seguro, podendo ser utilizada para diminuir dores orofaciais, excesso de salivação e transpiração, assimetrias faciais e do sorriso, elevação da ponta nasal, prevenção do aparecimento de rugas e arqueamento de sobrancelhas.

4. A toxina botulínica é segura?

Sim. Uma das vantagens da toxina botulínica é a segurança da aplicação dessa substância no organismo. Os riscos são baixos, em comparação com outros procedimentos estéticos, mas, mesmo assim, é fundamental ter cuidado ao recorrer a esse procedimento. Mesmo sendo poucos, há relatos de respostas alérgicas à toxina. Para evitar que esses efeitos colaterais aconteçam, o profissional precisa realizar uma boa análise do paciente e estar capacitado para intervir.

5. Conheça os efeitos que o botox pode causar após a aplicação

Entre os efeitos colaterais mais comuns da aplicação da toxina botulínica estão:

- Hematomas;

- Edemas;

- Dor na no local aplicado;

- Dor de cabeça.

A boa notícia é que existem tratamentos específicos para minimizar cada um desses sintomas. Sem falar que os efeitos são raros e de intensidades leves. Por isso, se essa for a sua preocupação quanto a aplicação de botox, pode respirar aliviado!

6. Qualquer pessoa pode fazer botox?

Embora seja uma substância bastante segura, nem todo mundo pode fazer uso. Para descobrir se você pode realizar o tratamento, é importante procurar um profissional para avaliar se está apto ou não para receber a aplicação da toxina botulínica. Algumas das contraindicações relatadas são: uso recente de vacina antitetânica, transtornos neuromusculares generalizados, gravidez e lactação, uso de alguns antibióticos, pacientes com alergia à toxina botulínica e alérgicos a lactose. 

Mais Matérias: Dentística
Harmonização facial pode ser feita por um dentista?
Dentística
Harmonização facial pode ser feita por um dentista?
Em uma visita ao dentista, você consegue tratar e prevenir doenças bucais, como a cárie , fazer...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Dá para reverter a aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental? Dentista esclarece o assunto
Dentística
Dá para reverter a aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental?...
Faz um bom tempo que você colocou facetas de porcelana ou lentes de contato dental com o objetivo de ter um...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e manutenção do tratamento
Dentística
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e...
Você fez clareamento dental e finalmente conquistou aquele sorriso branco que tanto queria. Agora, as preocupações acabaram e não é mais necessário ter aqueles cuidados minuciosos com os dentes, certo? Errado! Muita gente pensa que depois do clareamento não precisa mais se preocupar com a saúde...
Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento estético odontológico?
Dentística
Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento...
Realizar procedimentos estéticos é o sonho de muita gente e, graças aos avanços da...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Odontologia estética: o que é? Quais tratamentos são feitos? Conheça os benefícios da especialidade para a saúde bucal
Dentística
Odontologia estética: o que é? Quais tratamentos são feitos? Conheça os benefícios da...
Depois da saúde, a estética é um dos elementos mais buscados pelos pacientes nos consultórios dentários. Muito mais do que receitar um clareamento dentário, essa especialidade da odontologia é capaz de realizar outros tratamentos restauradores, como a aplicação de lentes de contato bucais e...
Bichectomia: o que é? Quem pode fazer? Um dentista pode realizar o procedimento? Entenda os prós e contras desse procedimento
Dentística
Bichectomia: o que é? Quem pode fazer? Um dentista pode realizar o procedimento? Entenda os prós...
Quando o assunto é procedimentos estéticos, você certamente já deve ter ouvido falar da bichectomia , certo? Conhecida por afinar o rosto, a cirurgia têm se tornado cada vez mais popular nos consultórios, principalmente entre aqueles que buscam um sorriso mais destacado com a redução das bochechas....