Você conhece o passa fio? Item de higiene bucal especialmente pensado e desenvolvido para pacientes em tratamento ortodôntico. Parecido com uma agulha de plástico, o passa fio é uma ferramenta que auxilia a utilização dos fios dentais com mais calma e precisão. Com uma pequena curva na ponta, ele é um dos maiores assistentes de quem usa aparelhos ortodôntico, alcançando áreas de difícil acesso na arcada dentária. E, quando se usa aparelho dentário, a utilização do fio dental pode ser ainda mais complicada. Se você ainda não está convicto que o passa fio vai te ajudar, a ortodontista Andréia Cotrim te mostra os benefícios.

A facilidade para quem usa aparelhos ortodônticos

Pacientes com aparelho ortodôntico podem levar o dobro de tempo para passar o fio dental. Por isso, o passa fio se torna uma das melhores opções para esses pacientes. Assim como na agulha de costura há um local para a linha, na ponta do passa fio há onde colocar as duas pontas do fio dental. E depois é só envolver os dentes com os fios e limpar todas as sujeiras.

Andréia acredita que sua utilização pode influenciar positivamente aqueles com mais preguiça nesse momento. “O uso do passa fio torna o uso do fio dental muito mais fácil e rápido, o que acaba aumentando o número de pacientes que utilizam o fio dental da maneira correta, mesmo com o uso do aparelho ortodôntico”, explica.

Mas preciso obrigatoriamente usar o passa fio?

Segundo a dentista, “a maneira mais fácil para o uso correto do fio dental em pacientes que usam aparelho ortodôntico é sim a sua utilização com o passa fio”. Mas é uma ferramenta que auxilia o processo, sendo, portanto, opcional a cada paciente e não obrigatória.

Passar fio dental muda a higiene bucal

Manter uma boa higiene bucal é de extrema importância para manter os dentes e a boca saudáveis. Os benefícios de usar o fio dental incluem a diminuição da presença de bactérias causadoras de cáries, promovem gengivas saudáveis, livres de sangramento, e dentes limpos e sem resíduos de alimentos. Andréia explica que os pacientes devem fazer uso do fio dental para evitar qualquer tipo de inflamação, já essas podem “ocasionar posteriormente uma sensibilidade dentária devido a uma retração gengival ou até uma cárie entre os dentes”.

A doutora lista ainda o superfloss como um ajudante alternativo para as pessoas que usam aparelhos dentários. O fio superfloss é como um fio dental, mas ele apresenta uma extremidades mais dura, sendo assim capaz de substituir o passa fio.

Como devo passar o fio dental?

O passo a passo mais simples de Andréia inclui três principais dicas: usar o passa fio, retirar um pedaço bem grande do fio dental e fazer todo o procedimento na frente de um espelho. A odontologista sugere: “O fio dental deve ser inserido entre os dentes e o paciente deve ir com ele fazendo movimentos de vai e vem para cima e para baixo com o fio ‘abraçado’ a um dente, e depois repetimos o movimento com o fio ‘abraçado’ ao dente vizinho. Isso deve ser feito em todos os dentes”, finaliza.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Andréia Cotrim Ferreira - Ortodontista
São Paulo - SP
CRO-SP: 39000