Você notou uma sensação incômoda vindo de dentro da boca e já começou a ter pesadelos: da última vez que um dente doeu dessa maneira, a única solução foi passar por um doloroso tratamento de canal. Mas, antes de sofrer por antecipação, vale a pergunta: será mesmo que toda dor de dente é resolvida com esse procedimento? A dentista Rafaella Souza pode tirar a dúvida.

Para que serve o tratamento endodôntico

Ele é um método bastante conhecido e, mesmo cercado por mitos, tem se aperfeiçoado ao longo do tempo. Uma das funções do tratamento de canal, além de preservar a estrutura dentária, é fornecer mais qualidade de vida a pacientes que sofrem com a dor provocada pelas complicações da cárie, por exemplo. Ainda assim, a especialista lembra que nem todos os casos são iguais.

A mesma dor pode ter origens diferentes

“Vale ressaltar que diversas situações de origem dentária podem causar dor, porém nem toda dor de dente necessita de um tratamento de canal para ser resolvida”, explica. Segundo Rafaella, isso acontece porque, na odontologia, a dor é um sintoma comum à diversos problemas bucais e cada um desses, no entanto, tem uma forma específica para ser solucionado.

Por que ele nem sempre é indicado?

A verdade é que apenas um profissional capacitado pode definir qual recurso será ideal para dar fim ao incômodo. Isso porque, primeiro, uma série de fatores devem ser considerados e analisados. “Pacientes com restaurações recentes mal adaptadas, infiltradas e cáries que não atingiram a polpa do dente também sentem dor, porém, devem receber outros tipos de intervenção”, exemplifica a dentista.

Quando o tratamento endodôntico é indicado

Por outro lado, existem vários casos em que o tratamento de canal é apropriado para melhorar o bem-estar e manter a saúde bucal em dia. A cárie, por exemplo, é geralmente a causa mais combatida. “Essa opção terapêutica também é indicada para promover uma reabilitação funcional, estética e protética, ou mesmo em casos de comprometimento da estrutura pulpar por traumas”, conta Rafaella.

Outro vilões que causam a dor de dente

Você já reparou se a sensação dolorida nos dentes aparece logo assim que algum alimento cítrico, doce ou gelado é ingerido? É que, talvez, não seja coincidência. “Uma outra situação odontológica, porém não endodôntica, é a hipersensibilidade dentinária”, lembra a especialista. Nos quadros de sensibilidade, mesmo que os dentes estejam doloridos, o tratamento de canal não é uma alternativa.