Ir ao dentista é importante e deve ser feito, pelo menos, a cada 6 meses. Fazer as visitas ao profissional é a garantia de que está tudo bem com a sua saúde bucal. Mas muitas pessoas podem ter vergonha de ir às consultas e ter sua boca examinada. Afinal, eles analisam tudo que há na região, certo? Sentir-se dessa forma é algo muito comum que deve ser trabalhado com o tempo. É importante pensar que todos os profissionais trabalham para ajudar a saúde do paciente. Pensando nisso, conversamos com a especialista em ortodontia Luciane Franco para pegar dicas aos pacientes que têm vergonha de ir ao dentista e dar fim a esse sentimento.

Vá ao dentista para manter a saúde bucal em dia

A principal função desses especialistas é garantir que tudo vai bem com nossa saúde bucal. O que isso significa? Verificar como anda a limpeza dos dentes, da língua e das gengivas. Isso porque realizar uma higienização adequada é a melhor forma de se prevenir de complicações que podem aparecer na região. Acontece que na área, há a presença de bactérias e restos de alimentos cobrindo os dentes. Esses pequenos microrganismos devem ser retirados diariamente, com a escovação e o fio dental. Se a limpeza não for suficiente, eles podem se acumular e começar a representar problemas que podem até mesmo causar a perda dentária, como a cárie ou a gengivite.

Dessa forma, ir às consultas é ter a certeza de um sorriso limpo e saudável. “É importante realizar visitas regulares para manter a saúde bucal em dia e fazer as prevenções necessárias, evitando complicações”, acrescenta a especialista.

Ir ao dentista pode melhorar sua saúde

Apresentar problemas na boca ou na saúde nunca é algo positivo. O paciente precisa recorrer aos especialistas, procurar os medicamentos para aliviar as dores, atentar-se às melhores formas de tratamento e depois procurar a prevenção de uma possível reincidência. Por isso, ir ao dentista pode evitar eventuais estresses. “A ausência de doenças como cárie e doenças da gengiva proporcionam saúde e bem-estar, já que afastam as dores e incômodos bucais”, explica. Além disso, algumas doenças bucais podem desenvolver problemas ainda maiores. Como o bruxismo que pode trazer fortes dores de cabeça, ou o acúmulo da placa que pode fazer com que bactérias cheguem ao coração, desenvolvendo um caso de endocardite bacteriana.

Como superar a vergonha de ir ao dentista?

O melhor caminho para deixar a vergonha de lado é entender que o profissional quer que o paciente tenha uma boa saúde na região. Por mais próximo que o especialista esteja de você, é para analisar a estrutura dentária e determinar o que deve ser feito. Assim, para aliviar um pouco todo o procedimento, o mais recomendado é ter segurança na escolha do dentista. “O ideal é procurar um profissional por indicação de alguém próximo para sentir confiança”, comenta. Converse com as pessoas próximas a você e veja se há alguém de confiança para se sentir mais confortável quando entrar no consultório.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Luciane Franco Kraul - Especialista em ortodontia
Jardim América – SP
CRO-SP: 81340