Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
18.12.2018

Tenho vergonha de ir ao dentista! O que fazer?

  Sentir vergonha na hora de ir ao consultório do dentista é normal, mas deve ser trabalhado. Entenda por que esses profissionais são tão importantes para a sua saúde!
Sentir vergonha na hora de ir ao consultório do dentista é normal, mas deve ser trabalhado. Entenda por que esses profissionais são tão importantes para a sua saúde!

Expert

Luciane Franco Kraul

Luciane Franco Kraul

CRO-SP: 81340

Membro da Clínica Kraul. Graduada em Odontologia pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, Doutoranda em Laser na Universidade de São Paulo (USP), Mestre em materiais dentários na Universidade de São Paulo (USP), Especialista em ortodontia, pós-graduada em DTM e Professora de cursos de harmonização facial para dentistas e médicos.

Ir ao dentista é importante e deve ser feito, pelo menos, a cada 6 meses. Fazer as visitas ao profissional é a garantia de que está tudo bem com a sua saúde bucal. Mas muitas pessoas podem ter vergonha de ir às consultas e ter sua boca examinada. Afinal, eles analisam tudo que há na região, certo? Sentir-se dessa forma é algo muito comum que deve ser trabalhado com o tempo. É importante pensar que todos os profissionais trabalham para ajudar a saúde do paciente. Pensando nisso, conversamos com a especialista em ortodontia Luciane Franco para pegar dicas aos pacientes que têm vergonha de ir ao dentista e dar fim a esse sentimento.

Vá ao dentista para manter a saúde bucal em dia

A principal função desses especialistas é garantir que tudo vai bem com nossa saúde bucal. O que isso significa? Verificar como anda a limpeza dos dentes, da língua e das gengivas. Isso porque realizar uma higienização adequada é a melhor forma de se prevenir de complicações que podem aparecer na região. Acontece que na área, há a presença de bactérias e restos de alimentos cobrindo os dentes. Esses pequenos microrganismos devem ser retirados diariamente, com a escovação e o fio dental. Se a limpeza não for suficiente, eles podem se acumular e começar a representar problemas que podem até mesmo causar a perda dentária, como a cárie ou a gengivite.

Dessa forma, ir às consultas é ter a certeza de um sorriso limpo e saudável. “É importante realizar visitas regulares para manter a saúde bucal em dia e fazer as prevenções necessárias, evitando complicações”, acrescenta a especialista.

Ir ao dentista pode melhorar sua saúde

Apresentar problemas na boca ou na saúde nunca é algo positivo. O paciente precisa recorrer aos especialistas, procurar os medicamentos para aliviar as dores, atentar-se às melhores formas de tratamento e depois procurar a prevenção de uma possível reincidência. Por isso, ir ao dentista pode evitar eventuais estresses. “A ausência de doenças como cárie e doenças da gengiva proporcionam saúde e bem-estar, já que afastam as dores e incômodos bucais”, explica. Além disso, algumas doenças bucais podem desenvolver problemas ainda maiores. Como o bruxismo que pode trazer fortes dores de cabeça, ou o acúmulo da placa que pode fazer com que bactérias cheguem ao coração, desenvolvendo um caso de endocardite bacteriana.

Como superar a vergonha de ir ao dentista?

O melhor caminho para deixar a vergonha de lado é entender que o profissional quer que o paciente tenha uma boa saúde na região. Por mais próximo que o especialista esteja de você, é para analisar a estrutura dentária e determinar o que deve ser feito. Assim, para aliviar um pouco todo o procedimento, o mais recomendado é ter segurança na escolha do dentista. “O ideal é procurar um profissional por indicação de alguém próximo para sentir confiança”, comenta. Converse com as pessoas próximas a você e veja se há alguém de confiança para se sentir mais confortável quando entrar no consultório.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Luciane Franco Kraul - Especialista em ortodontia
Jardim América – SP
CRO-SP: 81340

Mais Matérias: Dentista
Estou com suspeita de COVID, posso ir ao dentista?
Dentista
Estou com suspeita de COVID, posso ir ao dentista?
Quando se trata do novo coronavírus , todo o cuidado é pouco para evitar a proliferação e a contaminação da doença. Por esse motivo, ao sentir qualquer sinal de dores no corpo, mal estar e dificuldade ao respirar é importante cumprir todas medidas necessárias, já que esses são...
Dentista: 5 dicas de como escolher o melhor especialista para cuidar dos seus dentes
Dentista
Dentista: 5 dicas de como escolher o melhor especialista para cuidar dos seus dentes
Com a ajuda das redes sociais e da internet, encontrar um dentista de confiança pode até ser uma...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419
Qual é a diferença entre dentista e odontologista?
Dentista
Qual é a diferença entre dentista e odontologista?
Quando se trata de cuidados com a saúde bucal, existe uma série de profissionais que são...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419
Consulta online com dentista: como funciona?
Dentista
Consulta online com dentista: como funciona?
O atendimento à distância vem crescendo bastante com a pandemia do novo Coronavírus. Para evitar...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Ir ao dentista ou ficar em casa? Saiba quando recorrer ao dentista durante a pandemia e como lidar com os problemas em casa
Dentista
Ir ao dentista ou ficar em casa? Saiba quando recorrer ao dentista durante a pandemia e como...
O surgimento do novo coronavírus trouxe uma série de mudanças para nossas rotinas. Entre elas, estão consultas odontológicas on-line. Isso porque, com o distanciamento social e a forma de transmissão da doença, a ideia de dividir a sala de espera com pessoas tossindo pode não ser um dos melhores...
Laserterapia na ortodontia: o que é? Para que serve? Conheça os benefícios da técnica para o tratamento ortodôntico
Dentista
Laserterapia na ortodontia: o que é? Para que serve? Conheça os benefícios da técnica...
Quando se trata de tratamento ortodôntico , é comum que as principais preocupações entre...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380