Você tem bruxismo e está procurando um tratamento eficaz e que ajude a controlar o apertamento dos dentes? Atualmente, o que mais funciona para amenizar essa disfunção é o uso da placa oclusal. A principal função desse apetrecho é impedir o ranger dos dentes e prevenir que outras complicações ocorram, como lesões, quebra ou queda do elemento dentário e a DTM (disfunção temporomandibular)

Graças aos avanços da odontologia e ao trabalho da pesquisadora Mayra Torres Vasques, um software específico vem sendo desenvolvido para fazer essas placas de mordida de forma mais rápida, podendo ajudar muitas pessoas no tratamento do bruxismo. Veja só como essa tecnologia funciona!

Como a ideia surgiu?

A ideia da tese de doutorado da Drª Maya Torres foi desenvolver placas de bruxismo de forma mais certeira, rápida e que não precisasse de ajustes logo após a sua fabricação. Além disso, esses apetrechos normalmente necessitam ser fabricados a partir de moldes que são feitos da arcada dentária do paciente. Assim, só depois dessa etapa, a placa pode ser confeccionada. O objetivo da pesquisadora foi resumir todas essas etapas em uma só com ajuda de um novo sistema. 

Qual é o diferencial da placa de bruxismo feita por esse software?

Em primeiro lugar, com esse sistema inovador o paciente não vai precisar tirar o molde da arcada dentária. Todas as medidas serão feitas através de uma câmera que vai captar imagens no interior da boca do paciente. Em seguida, essas fotos e vídeos serão passados para o computador para começar o projeto da placa de bruxismo. É nessa etapa que os ajustes são feitos, antes de confeccionar a plaquinha. 

Em seguida, o software encaminha o modelo da placa já feito no computador para a impressora 3D, que realiza a construção da placa de bruxismo. Acredita-se que todo esse processo pode ser feito em apenas um dia, agilizando o tratamento do paciente.

Os benefícios de utilizar a placa oclusal no tratamento de bruxismo

Quem desconfia que sofre de bruxismo precisa ser rápido e procurar ajuda de um profissional o quanto antes para evitar a formação de outros problemas bucais. O tratamento com a placa é um dos cuidados mais eficazes para evitar o agravamento da doença. Confira os benefícios de utilizar essa ferramenta para controlar o bruxismo (seja ele diurno ou noturno):

- Evita o rangimento dos dentes;

- Previne a quebra e queda de um elemento dentário;

- Ajuda na prevenção da DTM.