Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
07.07.2017

Tecnologia de ponta para tratamentos ortodônticos: conheça os alinhadores estéticos

Expert

Sílvia Reis

Sílvia Reis

CRO-MG: 18894

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), titulou-se mestre em Ortodontia pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e doutora em Ortodontia pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do curso Ortoadultos - Tratamento Ortodôntico em Adultos (SP e BH) e da especialização em Ortodontia do Instituto de Estudos da Saúde Sérgio Feitosa (IES) e palestrante nos principais eventos nacionais de Ortodontia.

O aparelho ortodôntico é bastante associado àquele acessório metálico cheio de bráquetes e fios de metal. Porém, não é só ferrinhos que a ortodontia vive. Com a tecnologia do ramo crescendo a cada dia, existem também as estruturas mais discretas, como o modelo sublingual ou transparente, feito com peças de safira. Além desses mais conhecidos, você já ouviu falar dos alinhadores estéticos? Eles são bem diferentes dos aparelhos comuns e proporcionam uma terapia mais simples e confortável aos pacientes. Também são considerados os tipos mais modernos dos consultórios dentários. A especialista Silvia Reis explica como eles funcionam.

Conheça mais sobre os alinhadores estéticos

Bem diferente dos modelos tradicionais, os alinhadores estéticos são um conjunto de placas transparentes removíveis com a finalidade de realizar a movimentação gradual dos dentes. Seu design é parecido com uma moldeira e são tão discretos que ficam praticamente imperceptíveis no sorriso. Incrível, né? Esse modelo foi desenvolvido nos Estados Unidos e já está disponível em 80 países, incluindo o Brasil. De acordo com a ortodontista, eles são confeccionados com base na dentição da pessoa e projetado digitalmente.

O uso deste acessório é orientado pelo seu dentista

Assim como todo tratamento ortodôntico, cada caso é único. Portanto, será entregue para cada paciente um conjunto com vários alinhadores, que devem ser utilizados em sequência, de acordo com as informações e orientações dadas pelo especialista. Esses acessórios podem corrigir problemas como dentes levemente tortos ou desalinhados e até casos de diastemas. Cada alinhador é utilizado por duas semanas até o sorriso alcançar a posição desejada pelo dentista.

Vantagens de quem usa os alinhadores estéticos

Uma das maiores vantagens desse aparelho é que ele não é fixado nos dentes, o que é bom para o dentista e para o paciente. Sem todas aquelas estruturas do modelo tradicional, o modelo agiliza bastante nas consultas iniciais e de revisão. Ele também pode ser retirado em alguns momentos, como em uma festa ou casamento que a pessoa queira sair bem na foto. Só não deixe de respeitar seu uso diário e praticar todas as medidas importantes de higiene bucal. “Além de extremamente estéticos, eles podem ser retirados para se passar fio dental ou escovar os dentes”, pontua Silvia.

Você também pode saber a expectativa do tratamento antes de iniciá-lo com a ajuda de um software 3D, que proporciona diferentes simulações de resultados da terapia. No Brasil, já é possível encontrar algumas empresas nacionais produzindo alinhadores com uma tecnologia bem parecida, corrigindo os casos mais leves com muita qualidade. Gostou de conhecer os alinhadores? Descubra com seu dentista se você pode usá-los para ter um sorriso alinhado de forma mais simples, discreta e cômoda. 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sílvia Reis - Ortodontista
Minas Gerais - MG
CRO-MG: 18894

Mais Matérias: Tipos de Aparelhos
Como é feito o tratamento ortodôntico com implante dentário?
Tipos de Aparelhos
Como é feito o tratamento ortodôntico com implante dentário?
Na busca por um sorriso perfeito e harmonioso, é comum que algumas pessoas invistam nos implantes...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Braquetes estéticos: o que são? Qual é a diferença deles para os comuns?
Tipos de Aparelhos
Braquetes estéticos: o que são? Qual é a diferença deles para os comuns?
Seus dentes estão tortos e a única maneira de alinhá-los é com o tratamento...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
7 novas tecnologias na ortodontia que fazem diferença no tratamento ortodôntico
Tipos de Aparelhos
7 novas tecnologias na ortodontia que fazem diferença no tratamento ortodôntico
Você sabia que a ortodontia caminha junto com a tecnologia? O tratamento ortodôntico por si só...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Aparelho ortodôntico fixo: braquetes, fios... Conheça todas as estruturas desse tipo de aparelho
Tipos de Aparelhos
Aparelho ortodôntico fixo: braquetes, fios... Conheça todas as estruturas desse tipo de aparelho
Ninguém pode negar: o aparelho ortodôntico fixo é um grande mistério para maioria dos pacientes. Embora seja bastante conhecido, é comum que o uso de todos aqueles acessórios dentro da boca resulte em uma série de dúvidas. Justamente por isso, o primeiro passo ao optar pelo tratamento...
Aparelho ortodôntico móvel: 4 lugares onde você não deve guardar esse apetrecho
Tipos de Aparelhos
Aparelho ortodôntico móvel: 4 lugares onde você não deve guardar esse apetrecho
Você tirou o aparelho fixo e pensou que o tratamento havia terminado , não é mesmo? Mas não acaba por aí! Muitos pacientes precisam continuar a terapia através do aparelho móvel. Além de ser mais cômodo, o apetrecho pode ser usado apenas para dormir, dependendo do caso de cada paciente. Mas o...
Limpeza do aparelho ortodôntico: como limpar cada modelo? Quais produtos de higiene devo usar? Saiba tudo sobre essa limpeza
Tipos de Aparelhos
Limpeza do aparelho ortodôntico: como limpar cada modelo? Quais produtos de higiene devo usar?...
Você colocou aparelho ortodôntico recentemente e ainda está um pouco perdido com relação aos cuidados da higiene bucal. Fique sabendo que a limpeza é bem parecida com a que você fazia nos dentes antes do tratamento ortodôntico, mas com algumas etapas extras e produtos de higiene personalizados. Para...