A ortodontia já virou sinônimo de tecnologia. Além do aparelho invisível, existem outras ferramentas que tornam o tratamento ortodôntico muito mais eficiente. Um exemplo dessa modernização é o uso da tecnologia CAD/CAM. Você já ouviu falar dela? O Sorrisologia contou um pouco sobre os benefícios da técnica para garantir uma terapia ortodôntica de sucesso. Dá só uma olhada!

O que é a tecnologia CAD/CAM?

O CAD/CAM é a junção de duas tecnologias utilizadas de uma só vez:

CAD (computer-aided design): é o desenho feito e visto pelo computador. Nessa fase é feito o escaneamento dentro e fora da boca com ajuda de uma câmera que captura fotos e vídeos com resolução nítida e colorida. Essas imagens vão servir de base para a confecção do molde da arcada dentária do paciente - o que exclui o uso de moldeiras.  

CAM (computer-aided manufacturing): é a fabricação assistida pelo computador. Aqui, o sistema vai receber todas as informações colhidas do projeto para a confecção do aparelho. O resultado é como o de uma impressão 3D.

Essas duas técnicas também podem ser usadas separadamente, dependendo do tratamento que será feito.

Para que serve o sistema CAD/CAM?

Essa tecnologia é usada para escanear a arcada dentária do paciente, projetar todo o tratamento ortodôntico e confeccionar o aparelho em pouco tempo. O processo acontece com rapidez porque ambos os sistemas estão interligados, ou seja, quando uma etapa é finalizada, um se comunica com o outro. Por isso se torna tal eficaz na odontologia, especialmente na terapia ortodôntica. 

Conheça os benefícios de usar o CAD/CAM no seu tratamento ortodôntico

1) Conforto, já que o paciente se safa da etapa da moldagem. O que significa que não vai ser preciso colocar nenhuma massa na arcada dentária;

2) Com o sistema CAD/CAM é possível fazer o escaneamento de toda a boca em um dia e a instalação do aparelho em outro;

3) A tecnologia também garante mais precisão no tratamento ortodôntico, já que diminui significativamente as chances do paciente rejeitar o aparelho ou de precisar fazer ajustes após a sua colocação;

4) É mais econômico para o dentista, que não precisa gastar tanto com material e para o paciente, que não precisa mais ir a tantas consultas para a confecção e instalação do aparelho. Resumindo: todo mundo sai ganhando!

Se interessou por essa tecnologia? Antes de procurar tratamento ortodôntico, verifique se o ortodontista possui o sistema CAD/CAM no consultório.