Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
29.10.2018

Tecnologia a favor da saúde bucal. Conheça o aplicativo para auxiliar pessoas que sofrem de bruxismo

 Chega de esquecer de colocar o protetor noturno! Conheça o aplicativo que vai te ajudar contra o bruxismo
Chega de esquecer de colocar o protetor noturno! Conheça o aplicativo que vai te ajudar contra o bruxismo

Expert

Adriana de Oliveira Lira Ortega

Adriana de Oliveira Lira Ortega

CRO-SP 39796

Cirurgião-Dentista, especialista em Odontopediatria pela Fundecto (FOUSP), Mestre em DTM e Dor orofacial pela UNIFESP, Doutora em Ciências Odontológicas e Pós Doutora em Patologia pela FO-USP.Membro da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF). Professora dos Cursos de Graduação e Pós Graduação (Stricto Sensu) em odontologia da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Coordenadora do Centro de Estudo em Bruxismo e Dor Orofacial em Odontopediatria (Cebedof-Ped). Professora do curso de especialização em Odontopediatria da Fundecto (FOUSP).

Você sofre de bruxismo? Se você não sabe responder, vamos fazer um teste rápido. Pare tudo que está fazendo e verifique o posicionamento da sua arcada dentária neste momento. A parte superior está pressionando a inferior ou eles nem encostam? Para quem tem o problema é comum estarem uma sobre a outra, fazendo pressão. Mas o posicionamento adequado é quando eles não se encostam. Pensando nisso, dois cirurgiões-dentistas idealizaram um aplicativo que emite alertas customizados aos pacientes para corrigir esse hábito. Muito útil no tratamento contra o bruxismo, o aplicativo ajuda a não apertar os dentes. Veja como funciona!

Como funciona o aplicativo?

Disponível nos modelos operacionais Android e IOS, o aplicativo é chamado “Desencoste seus Dentes”. O objetivo do aplicativo é lembrar o usuário do posicionamento certo durante o decorrer do dia. Nele, o paciente define o intervalo de tempo em que receberá os lembretes e também customiza as frases que aparecem de aviso. O aplicativo ainda tem a opção de lembrar o usuário a usar o protetor noturno e páginas com dicas e informações de bruxismo. Uma outra função é a possibilidade de responder perguntas de avaliação após o alerta. De tempos em tempos, “Desencoste seus Dentes” gera gráficos que permitem o usuário analisar e entender a evolução de seus hábitos e da sensação de dor.

Deixe de lado os hábitos parafuncionais

Os hábitos parafuncionais são aqueles que fazem pressões desnecessárias à articulação da mandíbula. Entre eles estão apertar, ranger e encostar os dentes. É por causa deles que muitos pacientes sofrem da disfunção da articulação temporomandibular, ou DTM, e do bruxismo. O apertamento constante dos dentes é muito prejudicial à saúde como um todo. Fora possíveis desgastes dentais que podem se desdobrar na sensibilidade dentária, também pode ser ele que esteja causando dores de cabeça e dores no rosto.

Para acabar com esses hábitos, o paciente, entre outras recomendações, deve buscar manter a boca na posição de relaxamento correta: não deixar, durante o dia, que os dentes se encostem e façam pressão uns sobre os outros. É aí onde o aplicativo entra! Com os lembretes contínuos, o usuário vai passar a se preocupar com esse posicionamento e, aos poucos e inconscientemente, se adequar à posição.

Bruxismo: como tratar?

De acordo com a dentista Adriana Ortega, não existe cura para o bruxismo, mas é possível ter controle do problema. "Quando conseguimos eliminar o fator causador do bruxismo, os movimentos mandibulares involuntários podem parar", afirma. O aplicativo, então, entra como um estímulo para conscientizar do problema. Mas para que eles sejam efetivamente corrigidos a colaboração do paciente é muito valiosa.

O indicado é que, após o alerta, o paciente separe os dentes e posicione a ponta da língua entre eles para a correção da postura da mandíbula. Outra dica é massagear as áreas de dor na face. Mas, em todos os casos, a dentista reforça a importância do acompanhamento profissional para poder analisar o seu caso específico e indicar o tratamento mais adequado, que pode envolver, dentre outros cuidados, o uso de placas de mordida.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Adriana de Oliveira Lira Ortega
Especialista em Odontopediatria e Mestre em DTM e Dor orofacial
São Paulo - SP
CRO-SP 39796

Mais Matérias: Bruxismo
Bruxismo: 6 mitos e verdades sobre essa disfunção que afeta a ATM e causa DTM
Bruxismo
Bruxismo: 6 mitos e verdades sobre essa disfunção que afeta a ATM e causa DTM
Você sabe tudo sobre bruxismo ? Caracterizada pelo ato de ranger e apertar os dentes de forma involuntária, a disfunção é mais comum do que se imagina e pode resultar em diversos problemas bucais, como desgaste dentário, doenças periodontais e até mesmo a DTM. Justamente por isso, é...
Dor na mandíbula pode ser sinal de bruxismo. O que fazer para acabar com esse incômodo?
Bruxismo
Dor na mandíbula pode ser sinal de bruxismo. O que fazer para acabar com esse incômodo?
Quem enfrenta diariamente os incômodos do bruxismo sabe que precisa ter muito cuidado com essa...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Minha placa de bruxismo está incomodando os meus dentes: o que devo fazer?
Bruxismo
Minha placa de bruxismo está incomodando os meus dentes: o que devo fazer?
Quando se trata do uso da placa de bruxismo , uma das reclamações mais comuns entre os pacientes é sempre a mesma: o incômodo. Embora seja um acessório feito com o formato exato da sua mordida, é possível que, em alguns casos, a placa gere uma sensação de desconforto nos primeiros dias. Mas...
Agravamento do bruxismo durante a quarentena: como melhorar os sintomas da disfunção sem sair de casa
Bruxismo
Agravamento do bruxismo durante a quarentena: como melhorar os sintomas da disfunção...
O coronavírus virou o mundo de cabeça para baixo . Além das medidas de higiene, a quarentena e...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Placa de bruxismo é a solução para acabar com a disfunção: mito ou verdade? Especialista esclarece a dúvida
Bruxismo
Placa de bruxismo é a solução para acabar com a disfunção: mito ou verdade?...
Que o bruxismo pode trazer uma série de complicações para a vida do paciente não...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Bruxismo
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Bruxismo ainda é um problema desconhecido por muita gente . Existem pessoas que sentem aquele apertamento da arcada dentária, dores constantes de cabeça, no maxilar e nos dentes, mas não fazem ideia do que se trata. Neste caso, é melhor ficar atento: se você vem presenciando esses sintomas, pode estar com um caso...