Powered By
19.05.2020

Tártaro nos dentes de leite: o tratamento é o mesmo para a dentição permanente?

Expert

Heloísa Crisóstomo

Heloísa Crisóstomo

CRO: DF-CD-8149

É uma das CEOs da clínica Dental Concept, localizada em Brasília. Formada em odontologia pela Universidade Católica de Brasília, tem certificado DSD e fez aperfeiçoamento em prótese e prótese sobre implante na Associação Brasileira de Odontologia (ABO) de Natal. É presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-DF) e especialista em Prótese e Dentística.

Descobrir que você está com tártaro não é uma notícia nada agradável. Parece que todo o seu empenho com a higiene bucal e boa dieta foi completamente em vão. Esse problema bucal, causado pelo endurecimento da placa bacteriana, além de tomar conta do sorriso de adultos, também pode afetar o de crianças que ainda possuem dentes de leite. Quando isso acontece, o tratamento é o mesmo para a dentição permanente? O Sorrisologia entrevistou a dentista Heloísa Crisóstomo, que indicou as principais medidas.

Como o tártaro se forma?

De acordo com a profissional, o tártaro, também conhecido como cálculo, é formado pela calcificação da placa bacteriana. "A placa bacteriana calcificada por não ser desorganizada na escovação, ou seja, quando ficamos muito tempo sem escovar os dentes corretamente, ela endurece, formando o tártaro". Nessa etapa, a remoção é feita somente com a ajuda do dentista.

Como é feita a limpeza de tártaro em dentes de leite? De quanto em quanto tempo ela deve ser feita?

Heloísa explica como esse procedimento é realizado: "A limpeza do tártaro é feita com ultrassom ou com curetas periodontais. Com esses instrumentais raspamos a superfície do dente acometida pelo tártaro, removendo-o". O ideal é não deixar acumular os tártaros, realizando sempre uma higienização efetiva.

Quando ele é acumulado, ele precisa ser removido imediatamente para não causar inflamação gengival, evitando comprometer os tecidos de suporte dos dentes. A presença da placa bacteriana na dentição infantil pode acabar gerando algumas complicações na saúde bucal. Quando não eliminada ela pode levar a diversos problemas como cárie e mau hálito, tanto em crianças quanto em adultos. Por isso é importante estar atento para prevenir que essas doenças se desenvolvam.

O que fazer para manter o resultado da limpeza de tártaro?

A dentista recomenda sempre reforçar a limpeza bucal e o uso habitual do fio dental, esses são os cuidados que o paciente deve manter em casa para evitar que a placa bacteriana calcifique. "Também indicamos um controle anual no consultório, mas caso o paciente acumule muito tártaro, aconselhamos um intervalo menor entre as consultas", finalizou.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Heloísa Crisóstomo - Odontologista com aperfeiçoamento em prótese e prótese sobre implante
CRO: DF-CD-8149

Mais Matérias: Tártaro
Passo a passo da limpeza de tártaro: saiba como o procedimento é feito para evitar a gengivite e a periodontite
Tártaro
Passo a passo da limpeza de tártaro: saiba como o procedimento é feito para evitar a gengivite e...
O tártaro é um dos maiores inimigos da saúde bucal . Com ele, nossos dentes correm um risco maior de desenvolver doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite. Para que esses problemas não aconteçam, precisamos remover o tártaro através de uma limpeza. Você já passou por esse...
Tártaro na contenção ortodôntica fixa: como remover? Maneiras de evitar o acúmulo de placa bacteriana atrás dos dentes
Tártaro
Tártaro na contenção ortodôntica fixa: como remover? Maneiras de evitar o acúmulo de...
Após o tratamento ortodôntico, alguns pacientes ainda precisam usar a contenção fixa por...
com a participação de:
Ana Araújo
CRO-RJ: 19.220
Tártaro pode causar doenças gengivais, como a periodontite. Entenda
Tártaro
Tártaro pode causar doenças gengivais, como a periodontite. Entenda
Tártaro: quando você menos espera ele está lá, grudado nos seus dentes e causando um monte de complicações. Sem dúvidas, esse é um dos problemas bucais mais comuns entre os pacientes e ele acontece a partir de pequenos deslizes na rotina de cuidados, como uma higiene mal feita, o não uso do...
Cálculo dental e tártaro são a mesma coisa? Saiba mais sobre o problema bucal
Tártaro
Cálculo dental e tártaro são a mesma coisa? Saiba mais sobre o problema bucal
Aquela placa amarelada que se forma nos dentes é conhecida como  o famoso tártaro , também...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419
Tártaro: o que é? Como ele é formado? Quais os tratamentos? Como evitar que esse problema se instale no seu sorriso?
Tártaro
Tártaro: o que é? Como ele é formado? Quais os tratamentos? Como evitar que esse problema se...
Um dos problemas bucais mais recorrentes é o tártaro , também chamado de cálculo dental e que se inicia com a instalação de pequenas placas em nossos dentes. Você provavelmente já ouviu falar sobre essa patologia, ou até mesmo já teve tártaro em algum momento da vida, mas...
Como remover a placa bacteriana?
Tártaro
Como remover a placa bacteriana?
O acúmulo de placa bacteriana (ou biofilme dental) nos dentes é um problema bastante comum porque...
com a participação de:
Sílvia Murta
CRO: 7730