Após o tratamento ortodôntico, alguns pacientes ainda precisam usar a contenção fixa por um tempo para evitar a movimentação dos dentes. O problema é que esse acessório muitas vezes reflete no acúmulo de alimentos, resíduos e bactérias na parte traseira da dentição, onde o ferrinho é instalado. A questão é que tudo isso, quando não é removido com a higiene bucal, acaba se transformando em tártaro, que é a placa bacteriana endurecida. Como podemos remover esse problema da região? O Sorrisologia entrevistou a dentista Ana Araújo que indicou o melhor procedimento.

O tártaro pode se formar na contenção ortodôntica fixa?

Pode sim. Na verdade, o tártaro é acumulado em qualquer lugar que não tenha sido devidamente limpo através da higiene bucal, até mesmo na contenção ortodôntica. "Assim como nos dentes, a placa bacteriana se forma pela ausência de fio dental, o mal uso da escova de dentes e visitas periódicas ao dentista para realizar a profilaxia", revelou.

Como devemos remover o tártaro dessa região?

A dentista conta que o tártaro, quando é acumulado na contenção fixa, só deve ser removido pelo dentista com a ajuda de instrumentos específicos. Para isso, é importante seguir algumas medidas: "Registrar na agenda e comparecer às consultas semestrais para receber todas as orientação de hábitos de higiene e outros temas relacionados à cavidade oral e sua relação com o funcionamento do corpo humano, realizar exames clínicos para prevenir a formação de doenças bucais, como o aparecimento de cáries, e fazer a profilaxia".

Cuidados para evitar o acúmulo da placa atrás dos dentes

Ana explica que para evitar a formação de tártaro na contenção, basta seguir alguns cuidados básicos de higiene: "Como usar fio dental e escovar os dentes após o café da manhã, o almoço e principalmente antes de dormir". Lembre-se que a contenção fixa necessita de uma atenção maior na hora da higiene bucal. Para ajudar nesse ritual, existem os fios dentais com pontas (rígidas) orientadoras, chamados de passa-fios, que são fundamentais para a higiene do acessório.

Outro cuidado importante é a escova interdental, que pode ser usada somente na contenção, entre os espaços do ferrinho para uma limpeza mais detalhada. A higiene ainda pode ser finalizada com um enxaguante bucal sem álcool para evitar o acúmulo de novas bactérias e manter o hálito refrescante. 

Este artigo tem a contribuição do especialista:

Ana Araújo - Especialista em prótese dental/ dentística restauradora/ odontologia do trabalho
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 19.220