Quando surge um problema a gente logo busca por solução e, na correria do dia a dia, quanto mais rápida a solução, melhor. Mas será? Muitas vezes, a solução rápida não é a mais adequada. A saúde bucal é um exemplo disso. Quando os cuidados são deixados de lado a placa bacteriana começa a tomar conta da cavidade oral. Com o tempo ela evolui para o tártaro, um estágio mais perigoso da doença e, pronto, você tem um novo problema para resolver. Pode parecer mais conveniente entrar na internet e saber como dar um fim nessa camada amarelada do seu sorriso, mas pense muito bem antes de tomar medidas como essa. Convidamos o dentista Djalma Faria que comentou sobre os riscos de soluções caseiras para lidar com problemas bucais.

Como ficar longe de problemas com tártaro?

Assim como define o profissional, o tártaro é a placa bacteriana calcificada. “Para não formar tártaro, basta não deixar a placa bacteriana surgir”, comenta ele. O acúmulo de restos de alimentos na boca juntamente à ação das bactérias vão criando a placa bacteriana, que pode ser eliminada com a ajuda do fio dental e escovação correta. Entretanto, quando o paciente não realiza essa etapa, ou de maneira incorreta, pode surgir problemas como o tártaro. Por isso, o especialista orienta que o melhor cuidado é seguir com a higiene bucal, ou seja, uma escovação regular após as refeições e usar o fio dental, pelo menos três vezes ao dia.

É possível eliminar o tártaro com bicarbonato em apenas 5 minutos?

A profilaxia bucal é, na verdade, a conhecida limpeza de consultório feito pelo dentista. Esse cuidado deve ser conciliado com a higiene bucal diária feita em casa. A profilaxia compreende um tratamento em que é retirada toda a placa bacteriana do sorriso, prevenindo a instalação de problemas bucais, como a cárie e até periodontite.

Na preguiça de ir ao dentista, muitos buscam uma solução mais rápida e caseira para dar fim ao problema e logo acham receitas a base de bicarbonato de sódio que prometem dar fim ao tártaro em minutos. Djalma explica que o jato de bicarbonato de sódio é feito em consultório durante esse tratamento odontológico. “É um coadjuvante na eliminação de tártaro e placa bacteriana”, completa. Dessa maneira, a substância não é capaz de eliminar o cálculo dental em apenas cinco minutos. “Uma boa profilaxia dura no mínimo 40 minutos, dependendo da quantidade de tártaro existente”, esclarece o profissional.

Veja quais medidas tomar e não se arrisque em soluções caseiras

“Tratamento para remoção de tártaro ‘caseiro’ não funciona, já que somente o dentista consegue remover o tártaro através de raspagens e profilaxia odontológica”, alerta o especialista. Por isso, não tente colocar mais força na higiene bucal ou utilizar outros itens para retirar a parte calcificados dos dentes. Caso perceba a presença de tártaro no sorriso, marque uma consulta ao dentista para fazer o tratamento ideal, evitando possíveis complicações como a evolução para outros problemas bucais. Para completar, não deixe os cuidados diários em segundo plano, tendo atenção durante a escovação e na hora de passar o fio dental para evitar que o problema volte.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Djalma Faria - Ortodontista e Especialista em Visagismo Facial
Campinas - SP
CRO-SP: 59104