A relação entre pai e filho é recheada de abraços, proteção e ensinamentos. Entre estes momentos, o gesto mais marcante de carinho é o sorriso. Por trás dele existe uma tradição de cuidados que passa por várias gerações. Desde o primeiro momento de vida, os papais precisam ensinar às crianças o exemplo de ter dentes bonitos e saudáveis. Para provar a importância da paternidade nessa transmissão de cuidados, convidamos alguns pais para contar um pouco dessa experiência com seus pequenos.

Sorriso de pais para filhos

O nascimento dos primeiros dentinhos é sempre marcante. O momento pede mais atenção e carinho desses heróis para passar bons exemplos. O dentista Max Ferreira, 37 anos, faz esse acompanhamento com sua filha Maria Fernanda, 2. O paizão de primeira viagem conta que na idade da sua pequena os cuidados com a saúde bucal não eram tão discutidos e divulgados como atualmente, e busca fazer o melhor para o sorriso da filha. "Realizo a higiene bucal dela pessoalmente e sempre faço com que ela me veja escovando os dentes também, pois o exemplo deve partir sempre de nós".

Max conta que tudo deve ser feito da maneira mais leve possível para a criança ficar à vontade com a escovação e encarar esse momento como um hábito divertido e necessário. É o que Davidson Pereira, 34 anos, também transmite para o filho Daniel, 3 anos, quando o assunto é fio dental. "Ainda é complicado fazê-lo passar o fio dental, mas sempre explico a importância, pois ajuda a higienizar áreas onde a escova não alcança". 

Os primeiros passinhos da higiene bucal

Mesmo tendo aquele sorrisinho banguela, o bebê precisa ter boca, língua e gengiva limpas. O empresário Ralff Calazans, 33 anos, está pondo em prática com sua filha Martina Abreu, 10 meses, tudo o que seus pais ensinaram sobre a higiene dos dentes. "Eu tento mostrar para minha filha que é sempre gostoso estar com a boca e o dentinho limpos".

Apenas com um dente e meio, Martina está recebendo os primeiros ensinamentos sobre a saúde bucal. Ralff conta que a formação do sorriso de leite já requer muita atenção. "A gengiva coça muito, então estou sempre dando algo macio para ela mastigar e aproveitando para massagear e limpar a região". A higiene nesta fase da vida é feita apenas com a dedeira na gengiva durante o banho. No meio de tantas responsabilidades, o pai da Martina garante que todos os dias descobre muitos motivos para sorrir ao lado da pequena. "Minha princesa sorri muito quando brinco com ela e a encho de beijos".

Pegando no pé com a escovação

O tempo passa, os filhos crescem, mas o sorriso precisa continuar o mesmo: saudável. A adolescência é uma fase recheada de mudanças que podem afetar a saúde os dentes. Para driblar as complicações da época, é importante contar com a ajuda de um super-herói: seu pai. Marcelo Paes dos Santos, 40, está passando por esta fase com seu filho Matheus, 16 anos, e diz que todo o cuidado começa ao acordar. "Costumamos fazer a higiene pela manhã, quando vou para o trabalho, e à noite, quando vamos dormir".

Quando o assunto é saúde, os papais precisam pegar um pouco no pé dos seus prodígios. Marcelo admite que todo o esforço vale a pena, pois seu "grandão", como gosta de chamar o filho, não deixa de seguir os bons exemplos que aprendeu. "A escovação já virou uma coisa normal de fazer e o fio dental e muito importante, pois não podemos relaxar com a higiene bucal".