O verão é de longe a estação mais esperada do ano! Com sua temperatura intensa ele desperta o desejo da ingestão de diversos sabores de sucos! Afinal, o que mais poderia ser tão saudável e saboroso ao mesmo tempo? No entanto, o seu consumo demasiado pode acabar levando a diversos tipos de problemas bucais e prejudicando a saúde dos dentes. A Estomatologista, Dulce Helena Cabelho Passarelli, explica a maneira correta de consumir os sucos. Confira!

De que maneira as frutas cítricas podem prejudicar a saúde bucal?

Assim como a profissional explica, a ingestão de frutas cítricas é extremamente importante para o controle de vitaminas C. "Porém, em excesso sobre os dentes alteram o PH do meio bucal e com isto predispõen ao aparecimento de erosões dentais", comenta ela. Essa patologia pode ocorrer em pessoas de qualquer faixa etária e se caracteriza pelo desgaste da estrutura dentária de forma intensa. A consequência mais comum desse cenário e a sensibilidade dentária.

Quais benefícios as frutas cítricas podem trazer para a saúde bucal?

As frutas cítricas podem servir como ótimas fontes de vitaminas C, sistêmica e local, na região bucal. "Diminuindo assim o aparecimento de lesões ulceradas", completa Dulce. Sendo assim, uma forma de precaução eficaz, protegendo sua cavidade bucal. Além disso, nosso corpo precisa de uma reposição diária de vitamina C, já que não a retém. Uma dieta com sucos cítricos é de grande ajuda, já que fornecem essa vitamina em grandes quantidades.  

Como o consumo maior desse tipo de suco pode trazer problemas para a saúde bucal?

 Assim como qualquer alimento consumido, precisamos ficar atentos em relação a quantidade. "O excesso no consumo desse tipo de alimento pode provocar o aumento de filtração renal", comenta a estomatologista. Esta primeira etapa do processo de filtração realizado pelos rins, sobrecarregando assim a sua função. Em alguns casos, pode elevar a pressão arterial periférica e sangramento gengival. É importante ressaltar que todos os casos devem ser a minuciosamente avaliados, controlados e indicados pelos profissionais de odontologia para haver um tratamento correto.

Quais são as maneiras de contornar os problemas causados pelos sucos cítricos?

Para evitar os principais problemas causados pela ingestão de sucos cítricos, como a erosão dentária, a solução está longe de abrir mão do consumo destes alimentos. "Utilizá-los em doses e quantidades suficientes e fazer manutenção da higiene bucal", orienta a profissional. Visitas ao dentista com regularidade são importantes para acompanhar de perto sua saúde bucal .