Quando criança, você talvez já tenha ouvido a história de Poliana e seu "jogo do contente". O livro da americana Eleanor H. Porter traz uma mensagem que vai além do mundo infantil. O ponto-chave é como ser otimista apesar de todos os problemas. O segredo para ser feliz, no caso da personagem, é sempre enxergar o lado bom das coisas. Em alguns momentos, pode parecer impossível, mas acredite, ele sempre está lá. Enxergar a vida por meio dessa forma especial não é fácil e requer, primeiramente, vontade. Mas existem também algumas atitudes que podemos tomar que só têm a nos trazer energias positivas, bem-estar, longevidade e realização pessoal. Que tal conhecê-las?

Procure ter hábitos saudáveis

Hábitos saudáveis contribuem muito na escalada do nosso otimismo. Ao praticar exercícios físicos regulares, o corpo libera algumas substâncias químicas, como a serotonina, trazendo sensação de bem-estar, melhorando o humor e diminuindo a ansiedade. Mais que isso, ter uma boa noite de sono e manter uma alimentação equilibrada também podem fazer de você uma pessoa mais otimista.

A higiene bucal não pode ficar de fora. Para sorrir à vontade e sem medo, a rotina de escovação é essencial. O sorriso causa uma infinidade de coisas boas para nós e para quem nos rodeia. Afinal, não é à toa que dizem que "sorrir é o melhor remédio".

Invista tempo em você

A vida é uma correria, não é? Tem momentos que parece que não vamos dar conta de tantas atividades e compromissos. É hora de pisar no freio! Se continuar assim, é provável que você perca o controle da situação levando ao estresse. Lembre-se que cuidar de você é mais importante que qualquer outra coisa que você faça, então, separar um tempinho de lazer para curtir você mesmo é, na verdade, um investimento na sua felicidade, melhorando seu otimismo. Descanse, leia um livro novo, assista a um filme, ande de bicicleta, vá à praia, namore ou encontre aquele amigo que há tempos você promete visitar. Vai te fazer super bem!

Pense positivo

Existem fortes evidências que os pensamentos influenciam o nosso corpo. Você já deve ter ouvido falar da Lei da atração, certo? Por isso, cultivar pensamentos positivos é uma forma de eliminar sentimentos como a raiva, a tristeza e a ansiedade, que fazem mal a saúde, geram estresse e podem resultar ainda em doenças do coração, derrames ou depressão. Quando estamos mais relaxados, podemos pensar com maior clareza e resolver nossos problemas de forma mais eficiente. Por todos esses bens que faz à saúde, o otimismo é um dos segredos da longevidade. Além disso, as pessoas vão olhar para você de outra maneira, o que só trará boas energias para a sua convivência na família, no trabalho ou com os amigos. Se você não tem pensado positivo, que tal rever esse conceito e sorrir mais para a vida?!