Assistir séries já virou algo do cotidiano de muitos! Entre uma cena e outra a gente se pega admirando nossos personagens e atores favoritos e, por que não, seus sorrisos cativantes? Quem não adora o da Emilia Clarke, a Khaleesi de Game of Thrones, por exemplo? Ou naqueles dentes branquinhos e alinhados de Terry Crews, o sargento Terry Jeffords da série Brooklyn 99? A verdade é que não precisamos ficar só na admiração. Com a ajuda da Odontologia e encontrando um dentista de confiança, é possível sim ter os dentes perfeitos, daqueles que você achou que só era possível na TV. Para te ajudar a chegar nessa meta, confira as principais dicas do time de Sorrisologia!

Como ter um sorriso perfeito?

O sorriso perfeito é aquele que tem os dentes alinhados, claros e livre de doenças bucais. Quem acompanhou a série Riverdale viu um exemplo no sorriso da atriz Camila Mendes, que dá vida a personagem Veronica Lodge na trama. Se você almeja dentes lindos como o dela, o primeiro passo é ir ao dentista. Esse é o profissional que vai te dar todas as dicas possíveis de como deixar toda a região bucal mais harmônica.

Pode ser que seja preciso realizar algum tipo de tratamento, principalmente o ortodôntico, com o uso de aparelho dentário que pode ser fixo ou móvel, já que é a forma mais fácil de corrigir problemas de má oclusão ou de estrutura óssea. No consultório, o profissional também vai realizar a profilaxia bucal, popularmente chamada de limpeza dentária. Nesse procedimento, o especialista irá remover todas as bactérias presentes na boca do paciente, podendo deixar os dentes mais claros!

Uma outra dica muito importante é sempre manter uma ótima rotina de higienização. Se seus hábitos de limpeza são eficientes, o dente sempre vai estar lindo! Para isso, você precisa escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia. Além de passar o fio dental e usar o limpador de língua, no mínimo, uma vez ao dia. São hábitos bem pequenos e simples, mas que podem fazer toda a diferença na aparência do seu sorriso. Afinal, são vários os problemas bucais que podem escurecer e, até mesmo, entortar os dentes.

Quais produtos de higiene são indicados para a limpeza bucal diária?

Usar as escovas de dentes inadequadas pode ser a mesma coisa que não realizar a escovação! Além da rotina de higienização, o sorriso perfeito também precisa dos produtos mais indicados. A escova de dente mais recomendada pelos profissionais é aquela com cerdas macias. Mas existem muitos modelos disponíveis, incluindo novas tecnologias, como a escova elétrica. Outros produtos também essenciais são o creme dental, o fio dental e o enxaguante bucal. Para ter a certeza de que você está usando os melhores itens para o seu caso, converse com o seu dentista!

Como higienizar os dentes corretamente?

Na hora de realizar a higienização, você precisa ficar atento a alguns detalhes! É sempre importante lembrar que força não é sinônimo de eficiência. Por isso, na hora de escovar os dentes não pressione as cerdas com muita força ou brutalidade. Esse hábito até pode passar a impressão de que você está se livrando de todas as bactérias, mas fazer isso apenas desgasta o esmalte dentário, fazendo com que o dente fique mais fino e sensível. A mesma coisa serve para o uso do fio dental. É muito importante não usar a força para não machucar as gengivas. Segundo os profissionais, o paciente deve sim passar o fio dental por dentro das gengivas, mas sempre sem forçar!

Alguns hábitos podem escurecer os dentes!

Os dentes perfeitos são aqueles brancos e clarinhos, né? Com o passar dos anos é comum que os dentes percam um pouco da sua cor original, mas tudo isso é resultado de como você realiza sua higiene bucal, do que você come e seus hábitos de vida. Fumar, por exemplo, é um dos principais hábitos que pode deixar os dentes com um aspecto mais amarelado. Além disso, é importante ficar de olho principalmente no que bebemos! Existem alguns líquidos ricos em pigmentação, podendo alterar a cor natural dentária. Entre eles, podemos citar:

- Vinho
- Café
- Chá preto
Refrigerante

Não é preciso cortar nenhum deles da sua rotina. Mas é importante realizar uma dieta com atenção especial, evitando um consumo frequente e mantendo as manchas escuras longe do seu sorriso. Uma outra dica é, logo depois de tomar qualquer um deles, escovar os dentes ;)

Tratamentos estéticos na Odontologia!

Existem algumas características do dente que apenas a higienização de rotina não consegue alterar, esse é o caso de dentes quebrados, por exemplo. Nessa situação, o paciente pode recorrer a alguns tratamento estéticos, como as facetas de porcelana ou as lentes de contato dentais. Em ambos procedimentos, o profissional coloca uma fina camada sobre os dentes do paciente para “substituir” o original. Um outro tipo de procedimento estético é o clareamento dental. Ele é recomendado quando o paciente não consegue atingir uma coloração mais clara apenas com a escovação e com o controle de alimentação. Se você tem interesse em procurar algum tratamento estético, não se esqueça de consultar um profissional da área para ser devidamente orientado.