Quando os primeiros dentinhos do bebê começam a surgir, a mamãe fica toda boba, né? Mas esse momento também exige paciência porque gera vários incômodos para a criança. Mas cada um desses dentinhos merecem cuidado e atenção e, claro, higiene todos os dias. Você sabe a ordem que eles erupcionam? Esse conhecimento é importante para ficar atento sobre todas as necessidades do seu filho e ajudá-lo nessa nova fase da vida. Descubra com a odontopediatra Camila Almeida todas as dicas para que seu filho tenha um sorriso bonito e saudável.

O primeiro dentinho a gente nunca esquece

Dor, choro, vermelhidão podem ser alguns sinais do nascimento da dentição de leite. "O primeiro dentinho a aparecer na arcada é normalmente o incisivo central inferior, e ele nasce por volta dos 6 meses de idade", diz a profissional. Mas não se assuste se com seu bebê não foi bem assim. "Crianças se desenvolvem de maneiras diferentes e um atraso, adiantamento ou mesmo mudança na ordem de erupção podem acontecer, sem necessariamente significar que há algo errado com ela". Na dúvida, procure sempre seu odontopediatra. Ele é a pessoa certa para tratar desses assuntos e ficará feliz em tranquilizar os papais e a criança.

A ordem dos dentes

"Depois dos incisivos centrais é a vez dos laterais, primeiros molares, caninos e segundos molares decíduos, normalmente irrompendo primeiro os dentes da arcada inferior e depois os da superior, alternadamente". Até os 3 anos de idade a criança já apresenta a dentição decídua completa que é composta por 20 dentes.

Quando começar a higiene bucal?

Camila conta que quando o  primeiro dentinho nasce já é possível usar escova e pasta de dentes, mas a higiene da boquinha começa bem antes dos dentes aparecerem. "É muito importante que assim como cuidamos do umbigo, do ouvido e das dobrinhas dos bebês, não nos esqueçamos da cavidade oral", dá o recado. Manter a higiene da boca do bebê que mama, pelo menos, uma vez por dia evitará doenças vilãs como o sapinho, além de acostumar a criança desde cedo com o hábito da escovação. 

Escova e creme dental em ação

A palavra de ordem é: escovar. "Devemos fazer a higiene dos dentes após cada refeição, sem exceção". Hoje em dia, a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Odontopediatria recomendam o uso de creme dental com flúor desde o nascimento dos primeiros dentinhos.

Para evitar a fluorose é importante observar a quantidade de pasta usada. "Varia de acordo com a idade da criança, indo desde o tamanho de um grão de arroz cru até um grão de ervilha". Vale lembrar que o melhor profissional para orientar os pais nesse caso é o odontopediatra, já que as recomendações variam de acordo com a rotina alimentar e características de cada criança!

A melhor forma de combater a cárie

Essa doença atinge mais de 2 milhões de brasileiros por ano. E para combater essa bactéria no universo bucal dos pequeninos, alguns cuidados que vão além da tríade escova, creme e fio dental são necessários. "É bom evitar soprar a comida do bebê, dar beijos em sua boquinha ou introduzir determinados alimentos como doces e balas precocemente", alerta a odontopediatra. Tendo em vista esses cuidados, não devemos esquecer de escovar o sorriso depois de cada refeição e principalmente antes de dormir. "Se os dentes do seu filho são muito juntinhos, também é super importante passar o fio dental para complementar a higiene".