O clareamento dental é um procedimento muito buscado pelos pacientes. Seja o de consultório ou o caseiro, vale ressaltar que ambos precisam ser indicados pelo odontologista. Então, após o procedimento, você não vai querer parar de sorrir. No entanto, caso o paciente não siga os cuidados necessário, o efeito white não vai permanecer pelo tempo esperado. E isso ninguém quer, não é? Pensando nisso, o Sorrisologia trouxe um passo a passo para ajudar nessa tarefa pós-clareamento.

Clarear os dentes contribui para sua autoestima

A preocupação com a estética é uma característica comum entre a maioria das pessoas. E o sorriso pode ser destacado como um dos principais itens dessa lista. Por isso, diversos pacientes procuram o clareamento dental para ajudar. “Um belo sorriso, amigável, chama atenção, atrai olhares, simboliza cordialidade e é fundamental para desenvolver relações sociais”, explica o dentista Djalma Faria. Uma das melhores partes é perceber o resultado imediato. Logo após o término do procedimento, o paciente pode abrir o sorriso e perceber seus dentes mais brancos. Mas, para mantê-lo dessa maneira é preciso seguir as orientações do profissional.

É possível que os dente voltem a escurecer?

Primeiramente, é importante explicar que os dentes, com o passar dos anos, acabam escurecendo naturalmente. Nesse caso, não há relação alguma com problemas na qualidade da técnica do clareamento dental. Porém, é verdade que o efeito white pode acabar mais rápido que o esperado e seus dentes retornarem a cor original. "Se o paciente descuidar da alimentação, higienização e retorno ao dentista, a estrutura dentária voltará a pigmentar", esclarece a dentista Heloísa Crisóstomo.

Então, chegou a hora de repensar sobre esses hábitos diários. Para isso, a dica é conversar com seu odontologista sobre o assunto. O profissional irá indicar quais alimentos é preciso evitar e como fazer uma limpeza bucal correta. “Se o paciente conseguir manter saudável sua alimentação e seguir as recomendações do profissional, o tratamento pode  durar até 2 anos”, comenta Djalma.

Siga o passo a passo de cuidados após o clareamento dental

Para ter o resultado do clareamento dental por mais tempo é de suma importância a colaboração e empenho do paciente para seguir os cuidados indicados. Saiba o que fazer:

1 - Entre 24 e 48 horas após a sessão, evite alimentos muitos quentes, gelados ou com corantes;

2 - Cuide da sua higiene bucal. Realize a limpeza, pelo menos, três vezes ao dia, contando com a ajuda da escova, creme e fio dental;

3 - Repense sua alimentação. É preciso evitar alimentos com corantes ou pigmentados, como café e vinho;

4 - Conte com a ajuda de produtos específicos para manter o efeito mais branco no sorriso, como cremes dentais e enxaguantes;

5 - Visitas regulares ao dentista fazem a diferença. O profissional pode acompanhar o seu caso e indicar os melhores cuidados.

Djalma Faria

CRO-SP: 59104

Heloísa Crisóstomo

CRO: DF-CD-8149