Dentes tortos, mordida cruzada e diastema: esses são alguns dos vários motivos que levam uma pessoa a usar aparelho ortodôntico. O tratamento ajuda a deixar o sorriso mais alinhado, melhorando tanto a parte estética, quanto a saúde bucal do paciente. Mas será que qualquer pessoa pode usar esse apetrecho? É verdade que o aparelho só pode ser usado nos dentes permanentes? O Sorrisologia bateu um papo com o especialista Robson Caumo, que esclareceu essa questão. Confira!

O aparelho ortodôntico só pode ser usado nos dentes permanentes?

Se tratando do aparelho fixo, sim, é verdade! “Primeiramente, por que eles são confeccionados para a anatomia da dentição permanente. Além disso, os dentes de leite, quando sofrem qualquer tipo de pressão, como a que é empregada pelo aparelho ortodôntico, tendem a acelerar o processo de rizólise - que é a reabsorção da raiz dentária”, esclareceu o dentista. Por isso, antes de tomar qualquer decisão sobre o assunto, é importante fazer uma avaliação com um ortodontista de confiança!

Isso significa que criança não pode usar aparelho ortodôntico?

Poder, pode. Mas é um tipo específico de aparelho e um tratamento bem diferente do ortodôntico tradicional, chamado de ortopedia dos maxilares: “É a terapia mais indicada para os dentes de leite, feito com o famoso aparelho móvel. A ferramenta imprime forças, geralmente nos blocos ósseos, movimentando o conjunto (dente, osso e gengiva) como as expansões palatinas, por exemplo”, contou.

Se usado na infância, o aparelho ortodôntico pode afetar o nascimento dos dentes permanentes?

Caso a criança use aparelho ortodôntico e não faça o tratamento com a ortopedia dos maxilares, o paciente pode perder os dentes de leite antes do tempo. “Isso pode gerar a perda do espaço dentário reservado para os dentes permanentes, causando uma verdadeira bagunça na boca da pessoa”, atentou Robson.

Para evitar qualquer consequência no seu sorriso, procure o seu ortodontista, faça uma avaliação e veja se precisa usar aparelho.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Robson Caumo - Ortodontista e Especialista em DTM
Niterói - RJ
CRO-RJ: 30043