É comum que os pacientes procurem um tratamento ortodôntico para corrigir problemas relacionados ao espaçamento dos dentes. Muitas vezes, os terceiros molares, conhecidos popularmente como sisos, não possuem espaço para erupcionar na arcada dentária e acabam se tornando um grande problema. Mas será que essa situação pode ser resolvida através do uso de aparelho? Conversamos com o dentista Alessandro Silva que explica quais os métodos mais adequados para seu siso nascer sem te causar muitos problemas.

O aparelho ortodôntico corrige espaço para o nascimento dos dentes sisos?

De acordo com o profissional, não. Na maioria das vezes, as correções bucais que são feitas por conta de espaço estão diretamente associadas ao nascimento dos dentes sisos. Como esse problema é estrutural, a melhor forma de corrigi-lo é através da cirurgia e não da utilização do aparelho ortodôntico. “Assim como ocorre com todos os dentes na boca, não adianta o paciente utilizar a ortodontia para conseguir espaço para um determinado dente nascer, o mais indicado é a cirurgia”, comenta o dentista.

Contudo, salvo em casos de pacientes que já tiveram outras perdas dentárias, que tem dentes um pouco menores e sobra espaço, sim, a ortodontia fecha os espaços e ganha um pouco mais de espaço para erupção do siso. Mas isso depende de alguns fatores como o crescimento vertical do siso. Tudo isso é levado em conta e é preciso uma avaliação profissional.

Pacientes que possuem espaço podem permanecer com os dentes sisos

Extrair ou não o siso é sempre uma dúvida constante na cabeça dos jovens. Essa decisão, contudo, vai depender de alguns fatores e deve ser avaliada pelo seu dentista. O siso é um dente como outro qualquer que precisa estar na boca para poder auxiliar na mastigação, embora existem casos em que é aconselhado a extração dele.

Alguns exemplos seriam: se ele acabar nascendo de forma parcial e causar dificuldades para higienização, quando sua erupção acontece de forma errada e ele não cumpre a sua função mastigatória ou até mesmo quando é necessário extraí-lo para desocupar espaço na boca e conseguir nivelar os outros dentes. Porém, se o paciente possui espaço em sua arcada, e o dente erupciona de forma adequada, ele pode ser mantido na boca sem problema algum.

Como o siso pode atrapalhar a arcada dentária?

Normalmente existe um crescimento tardio da mandíbula que coincide com o crescimento do último dente da nossa arcada, o siso. Além de proporcionar o apinhamento dental, que é a sobreposição dos dentes quando estão na fase de crescimento, o siso pode ocasionar algumas outras complicações. “Infecções, cáries pela dificuldade de higienização no local, doenças periodontais e a sua oclusão que pode desencadear problemas na ATM, a chamada DTM, bruxismo e interferências na mandíbula são problemas que podem ser ocasionados pelo nascimento desse dente”, completa Alessandro.

Se não houver espaço, a extração é a única solução?

Se não houver espaço, em alguns casos, o paciente pode ser submetido a uma cirurgia de remoção da gengiva que está presente em cima do dente ou ainda colocar uma broca atrás do siso para ganhar um pouco mais de espaço e mantê-lo na arcada. O dentista adverte: “É preciso que o paciente, antes de tomar qualquer medida, converse com seu cirurgião-dentista para saber se esse procedimento é o ideal para seu quadro, já que, na maioria das vezes, ele fica abaixo do resultado ideal”, alerta Alessandro.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alessandro Silva - Cirurgião buco-maxilo-facial
São Paulo - SP
CRO: 55444