Apesar de pequenas, as aftas trazem bastante desconforto para o paciente. Essas feridas na cavidade bucal acabam atrapalhando diversas atividades da sua rotina, como mastigar, ingerir determinados alimentos e até mesmo falar. Pacientes que já passaram por esse quadro conhecem bem os incômodos. No entanto, a higiene bucal não deve ser interrompida, mesmo que não seja agradável fazer a limpeza neste momento. Pensando nisso, o Sorrisologia veio dar algumas dicas para você manter sua escovação diária e seguir com a sua rotina quando está com aftas.

Entenda o que são as aftas

Definidas como úlceras orais, as aftas são machucados que podem aparecer na cavidade bucal, podendo ter relação com o desequilíbrio do sistema imunológico do paciente. Elas são lesões benignas, ou seja, não são contagiosas e são superficiais. Na maioria dos casos, as aftas surgem devido algum trauma no local. E ainda, podem indicar algum problema na saúde bucal. Essas pequenas lesões podem ser amareladas ou esbranquiçadas, que são as mais comuns. Além disso, elas podem surgir em diversas áreas da mucosa, como garganta, gengiva, língua, úvula e língua. O tempo médio para que desapareçam fica em torno de 7 até 15 dias.

Não deixe a escovação de lado quando estiver com aftas

Escovar os dentes após as principais refeições é a recomendação de todos os dentistas. No entanto, quando o paciente está com aftas é comum sentir dor e incômodo ao realizar essa limpeza. Mas, não deixe de praticá-la. Isto porque, depois da alimentação, a boca aumenta sua acidez, o que pode prejudicar ainda mais o quadro de aftas, dificultando a melhora do quadro. A limpeza deixa a boca livre da placa bacteriana, e a escovação é uma importante aliada para a recuperação das lesões. A dica é escovar bem os dentes, não pulando nenhuma área, inclusive a que apresenta a lesão. Para isso, passe a escova de dentes com leveza e cuidado, para não piorar os machucados. E não deixe de usar o creme e fio dental, logo sua cavidade bucal estará recuperada.

A alimentação também pode ajudar nesse momento

A alimentação é a principal fonte de energia do seu corpo. E, por isso, ela influencia em todo o funcionamento. Seguir uma dieta equilibrada é o recomendado para manter a saúde em dia e ainda contribui para evitar o aparecimento de aftas na cavidade bucal. Refrigerantes, alimentos apimentados, café, chocolate e comidas ácidas são exemplos que podem favorecer o ambiente para essas lesões. Para aqueles que já estão com aftas na boca, é importante ficar longe de alimentos duros, pois podem agravar o quadro, e alimentos com muita acidez, pois podem provocar ardência e dor no local. Existem, por outro lado, aqueles alimentos que podem contribuir para a melhora desses machucados, como adicionar mais folhas verdes escuras na sua dieta. Equilibre sua alimentação e sinta a diferença na sua saúde bucal.