Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
12.07.2017

Seu dente quebrou? Saiba o que fazer para salvá-lo

Você sabe o que fazer caso seu dente quebre? A especialista Kalina Diniz respondeu às perguntas sobre o assunto para ajudar!
Você sabe o que fazer caso seu dente quebre? A especialista Kalina Diniz respondeu às perguntas sobre o assunto para ajudar!

Expert

Kalina Diniz

Kalina Diniz

CRO-SP: 110560

Especialista em Dentística e Odontologia Estética. Cursos de Toxina Botulínica e Preenchimento orofacial , Lifting não Cirúrgico , curso de Peeling e de dermarroler. Atualização de Endodontia , curso de Escultura dental , Resina Composta para dentes posteriores, participação de 3 Contox e participação do Simpósio de Toxina Botulínica e Preenchimento Orofacial.

Mesmo seguindo normalmente a rotina, os famosos imprevistos sempre acontecem. Uma mordida em um alimento mais duro ou uma queda surpreendente são alguns episódios que podem levar a um dente quebrado. Os dentes são estruturas extremamente fortes, entretanto, podem trincar, quebrar ou se romper. Caso esteja suspeitando que quebrou um dente, é de suma importância ir logo ao consultório de um dentista. A profissional Kalina Diniz tira dúvidas sobre o que fazer nestes momentos.

Quebrei o dente, e agora?

De acordo com a dentista, assim que aconteceu a fratura, o primeiro passo é procurar um profissional. Vale lembrar que, caso tenha recuperado o dente, leve-o também para o consultório, pois contribuirá para a escolha de um melhor tratamento. O fragmento poderá ser analisado e diagnosticado através de um exame clínico minucioso e radiográfica. Kalina ainda explica que este procedimento contribui na avaliação do tipo de fratura, vertical ou horizontal.

O dente vai nascer de novo?

A profissional é direta. “Nenhum dente cresce de novo, nem os dentes decíduos (dentes de leite) ou permanentes. Não se deve, inclusive, confundir isto com a troca do dente decíduo pelo permanente , o que é normal.”, explica a profissional.

Por que o dente quebra?

A quebra de um dente pode ter diferentes causas, como por acidente (trauma dental por colisão), problemas de oclusão, contatos prematuros, quando se tornam enfraquecidos através de restaurações extensas, entre outros.

O dente também pode ter desenvolvido microfraturas e a dentista destaca alguns motivos: a cárie, que é um dos principais agentes que enfraquecem a estrutura dental; bruxismo, quando a tensão e nervosismo atuam durante o sono e o indivíduo range e aperta seus dentes; a mordida cruzada, com os dentes desalinhados podem gerar fissuras e quebrá-los; desgaste com o tempo, assim como ocorre com qualquer parte do corpo; traumas dentais, como por exemplo acidentes em geral, e reabsorções internas ou externas.

Além disso, vale destacar a importância de uma boa alimentação para toda a saúde do corpo, inclusive a dos dentes. O consumo excessivo de alimentos e bebidas cítricas pode causar desgaste no esmalte, deixando os dentes mais sensíveis e fracos, o que favorece a quebra.

Quais os tipos de tratamento para um dente quebrado?

Todo o procedimento escolhido e seguido dependerá de cada caso. O tratamento a ser realizado será baseado na história clínica do paciente, associada à imagem radiográfica. A dentista Kalina Diniz destacou uma sequência clínica que é, geralmente, seguida: aplicar anestesia e limpeza do local (caso seja reaproveitável), imagem radiográfica, cimentação do fragmento ou restauração em resina e acompanhamento radiográfico. No entanto, caso a fratura do dente tenha atingido a câmara pulpar (polpa) será indicado um tratamento endodôntico prévio, também conhecido como canal.

Mais Matérias: Dentes
Flúor na higiene bucal: conheça os benefícios, como usar, presença em alimentos e mais
Dentes
Flúor na higiene bucal: conheça os benefícios, como usar, presença em alimentos e mais
A saúde bucal depende de uma série de cuidados com a cavidade bucal. O uso e consumo de flúor, por exemplo, é o principal deles. Embora seja um elemento de pouco destaque na tabela periódica, ele é um grande aliado para a saúde do seu sorriso e fazemos uso dele todos os dias, mesmo sem se dar conta....
Enxerto ósseo dentário: um guia completo sobre o procedimento odontológico
Dentes
Enxerto ósseo dentário: um guia completo sobre o procedimento odontológico
Você já ouviu falar em enxerto ósseo dentário ? Responsável por ampliar a altura e a espessura do osso, o procedimento é indispensável para quem deseja realizar um implante no dente. Mas, assim como qualquer outra técnica odontológica, o enxerto ósseo dentário também...
Ausência de cálcio nos dentes: como identificar?
Dentes
Ausência de cálcio nos dentes: como identificar?
Você sabia que o cálcio é um nutriente essencial para manter a saúde dos seus dentes? Sim, isso mesmo! Além de garantir o funcionamento de outras partes do organismo, ele participa ativamente na formação, no crescimento e até mesmo na manutenção dos dentes e dos ossos. Apesar do...
Dente furado pode provocar mau hálito?
Dentes
Dente furado pode provocar mau hálito?
O surgimento de um dente furado é sempre sinônimo de prejuízos para a saúde bucal. Isso porque, além de indicar a presença de cárie, o quadro também pode resultar em outros problemas bucais, como sensibilidade nos dentes e gengiva inchada. Mas, o que poucos pacientes sabem é que, o dente...
Antibiótico pode causar manchas nos dentes: mito ou verdade?
Dentes
Antibiótico pode causar manchas nos dentes: mito ou verdade?
O surgimento de manchas nos dentes pode ser causado por uma série de fatores diferentes. O desgaste do esmalte dentário e o consumo excessivo de flúor, por exemplo, são os principais entre eles. O que poucos pacientes sabem é que, o uso indevido ou exagerado de antibióticos também pode resultar nas...
Infiltração no dente pode causar dor de cabeça? Especialista explica!
Dentes
Infiltração no dente pode causar dor de cabeça? Especialista explica!
Dentre as diversas doenças bucais, a infiltração no dente é uma das que trazem mais...
com a participação de:
Julliane Gonzalez
CRO-RJ: 49513